14/02/2011

VIDA EM DISCIPULADO




VIDA EM DISCIPULADO

Material preparado pelo Pr. Josanan Júnior - Departamental de Mordomia e ministerial da Missão Nordeste

OBJETIVO

Lançar uma estrutura que proporcione um crescimento saudável na igreja e que leve todos os membros a trabalharem de maneira integrada em ministérios.

O projeto está baseado em 8 princípios básicos de crescimento de igrejas, são eles:

1- Liderança visionária e capacitadora.

Esse ponto visa proporcionar oportunidades aos líderes para levá-los a visão espiritual de crescimento e a ter momentos espirituais. Com capacidade de gerar entusiasmo e concentrar seus esforços em qualificar outros irmãos para o serviço.

Na prática: - Retiro Espiritual para líderes
- Jornada Espiritual III
- Leitura semanal de livros texto


Apoio Bíblico:
Efésios 4:11-12
2Timóteo 2:2

Apoio Espírito de Profecia:
“Os ministros não devem fazer o trabalho que pertence à igreja, cansando a eles mesmos e impedindo outros de realizar seu dever. Eles deveriam ensinar os membros como trabalhar na igreja e na comunidade”.
Historical Sketches of the Foreigh Mission of the S. D. A., 291.

“A melhor ajuda que os ministros podem dar aos membros de nossas igrejas não é sermonizar, mas planejar trabalho para eles. Dê a cada um algo a fazer por outros”.
Testimonies the Church, vol. 9, 82.

“Esse é o tipo de disciplina que tem sido tristemente negligenciada em muitas de nossas igrejas. O tempo e o labor de nossos ministros não têm sido gastos na melhor maneira calculada conservar as igrejas em uma condição saudável de crescimento. Se menos tempo tivesse sido gasto em sermonizar, e mais em educar o povo para trabalhar de maneira inteligente, haveria agora mais obreiros para entrar nos campos como missionários, e muitos talentos nos vários ramos da obra”.
Review and Herald, August 24, 1886.

2- Ministérios orientados pelos dons e necessidades.

Esse ponto visa reduzir a tarefa dos líderes para que eles possam ajudar os membros a encontrar e reconhecer os dons que Deus lhes deu, e a encontrar um serviço de acordo com tais dons.

Na prática: - Realizar teste para descobrir os dons de todos os membros.
- Formar equipes que possam planejar, treinar e acompanhar ministérios para cada membro segundo os seus dons.
- Criar em cada igreja a classe de discipulado permanente.


Essas classes serão divididas em quatro estágios permanentes na igreja:
Classe de nível 1- Ensina a conhecer a Cristo e a descobrir o discipulado, seria a classe bíblica permanente que tem como objetivo levar os visitantes a tomar a decisão de se tornar um membro.

Classe de nível 2 – Tem como objetivo o crescimento dos novos membros em Cristo, seria a classe pós-batismal que levaria o novo membro a maturidade espiritual.

Classes de nível 3 e 4 – Ajuda os irmãos maduros a descobrirem os dons e as possibilidades de ministérios. O objetivo é que os participantes sirvam a Cristo e se tornem ativos em algum ministério.
Apoio Bíblico: Efésios 4:11-12 e 1Pedro 4:10

Apoio Espírito de Profecia:
“Só o método de Cristo terá verdadeiro sucesso em alcançar as pessoas. O Salvador misturava-se com as pessoas como alguém que desejava-lhes o bem, atendia às suas necessidades, e ganhava sua confiança. Então ordenava-lhes: ‘Segue-me’”.
Ciência do Bom Viver, 143.
“Muitos não têm fé em Deus e perderam a confiança no homem. Mas apreciam ver atos de simpatia e prestatividade. Ao verem alguém sem qualquer incentivo de louvor terrestre ou compensação, aproximar-se de seus lares, ajudando os enfermos, alimentando os famintos, vestindo os nus, confortando os tristes e ternamente chamando a atenção para Aquele de cujo amor e piedade o obreiro humano é apenas mensageiro – ao verem isto, seu coração é tocado. Brota a gratidão, e fé é inspirada. Vêem que Deus cuida deles, e ao ser Sua Palavra aberta, estão preparados para ouvi-la.”
Medicina e Salvação, 247

“Cada igreja deveria ser uma escola de treinamento para os alunos cristãos. Seus membros deveriam ser ensinados em como dar estudos bíblicos, como conduzir e ensinar classes de Escola Sabatina, como melhor ajudar o pobre e cuidar do enfermo, como trabalhar pelos não convertidos... Não deveria apenas haver ensino, mas trabalho sob instrutores experientes. Saiam os professores a trabalhar entre o povo, e outros, unindo-se a eles, aprenderão de seu exemplo”.
Ciência do Bom Viver, 148-149.

“A maior causa de vossa enfermidade espiritual como um povo é a falta de fé genuína nos dons espirituais. Se todos eles recebessem esse tipo de testemunho em completa fé, removeriam aquelas coisas que desagradam a Deus, e todos se uniriam em união e força. E três quartos do trabalho ministerial agora usado para ajudar as igrejas poderiam ser poupados para a obra de plantar igrejas em novos campos”.
Adventist Review and Sabbath Herod, 14 January, 1868.

3 – Espiritualidade Contagiante

Esse ponto visa combater os males comuns a igreja de Laodicéia, levando a igreja a ter momentos de verdadeira comunhão e transformação e a tornar a igreja “desejável” a quem procura um contato intimo com Deus.

Na prática: - Pregar sobre justificação pela fé para combater o legalismo
- Pregar sobre laodicéia para levar a igreja a sentir necessidade de comunhão e dependência.
- Desenvolver projetos de devoção pessoal
- Criar um calendário homilético visando atender os temas necessários a um reavivamento.
- Estabelecer datas para que os membros na igreja e nos PG´s tenham retiros espirituais.
- Semana de oração com ênfase nesse ponto

Apoio Bíblico:
Marcos 12:30
Lucas 16:13

Apoio Espírito de Profecia:
“Quando possuirmos certeza clara e evidente de nossa salvação, manifestaremos a satisfação e alegria, próprias de todo seguidor de Jesus Cristo. A enternecedora, subjugante influência do amor de Deus comunicada à vida prática, produzirá sobre o espírito de outros impressões que serão um cheiro de vida para vida. Mas caso seja manifestado um espírito áspero, acusador, desviará muitas almas da verdade para as fileiras do inimigo. Solene pensamento! Lidar pacientemente com o tentado requer que combatamos contra o próprio eu.”
Evangelismo, 630-631.

4- Prioridades segundo a ordem bíblica

Esse ponto visa direcionar o trabalho e a visão de toda a igreja para prioridades bíblicas, que são: 1º Meu compromisso com Cristo, 2º Meu compromisso com o lar e com a igreja de Cristo e 3º Meu compromisso com a obra de Cristo. Cada ministério da igreja deve estar trabalhando com essas prioridades em mente.

Na prática: - Unificar o calendário de atividades dos departamentos,
visando um ajudar o outro a “priorizar as prioridades”.
- Marcar seminários para discutir prioridades bíblicas e estruturas
funcionais.
- Divulgar as conquistas do plano e estabelecer um processo de avaliação contínua

Definição: É assegurar que os programas, tradições e ministérios estão funcionando de maneira eficaz e coordenada para se alcançar os propósitos e objetivos da igreja.

Apoio Bíblico: Efésios 4:11-12 E 1Corintios 14:40

Apoio Espírito de Profecia:
“Satanás está sempre trabalhando para ter o serviço de Deus degenerado a uma forma entediante a fim de torná-lo impotente para salvar almas. Enquanto a energia, seriedade, e eficíência dos obreiros se tornam amortecidos pelos esforços de ter tudo tão sistemático, exaustivo esforço que precisa ser feito por nossos ministros para manter esse mecanismo tão complicado em movimento, absorve tanto tempo, que o trabalho espiritual é negligenciado. E com tantas coisas por fazer, essa obra requer tanta quantidade de meios que outros ramos da obra se enfraquecem e morrem por falta da devida atenção”
Testimonies the Church, vol. 4, 602.

“Deus trabalha de acordo com grandes princípios que Ele tem já apresentado para a família humana, e é nossa responsabilidade elaborar planos e pôr em operação os meios por onde Deus trará certos resultados”
Evangelismo, 653.

“Anjos trabalham harmoniosamente. Perfeita ordem caracteriza todos os seus movimentos. Quanto mais perto imitarmos a harmonia e ordem das hostes angélicas, mais bem sucedidos serão os espaços desses agentes celestiais em nosso favor. Se não virmos necessidade para ações harmoniosas, e somos desordenados, indisciplinados e desorganizados em nosso curso de ação, anjos... não poderão trabalhar para nós com sucesso. Eles se afastarão, pois não estão autorizados a abençoar a confusão, distração e desorganização”.
Testemunhos para a Igreja. Vol. 1, 649.

5- Culto inspirador
Esse ponto visa oferecer aos membros e convidados uma adoração dinâmica, alegre e inspiradora. Criar um ambiente que convide as pessoas a permanecerem na igreja.

Na prática: - Reunir idéias e equipes para trabalhar diretamente nesse ponto.
- Investir em instrumentos e instrumentistas.
- Cuidar dos detalhes de som e iluminação.
- Renovar as instalações da igreja e seus serviços em todos os cultos, planeje melhorias que incluam: estacionamento, placas de sinalização interna da igreja, limpeza e manutenção do
prédio, qualidade na recepção, iluminação, som, jardins, linguagem do sermão e hinos.
- Cuidar dos detalhes para que o culto não seja enfadonho, monótono,
muito formal ou com uma atmosfera fúnebre.

Apoio Bíblico: Apocalipse 4:11 e Salmos 150
Espírito de Profecia:
“Um constante esforço para promover a piedade pessoal deve ser visto nos labores públicos de ministros. Sermão após sermão não deve ser baseados apenas em profecias. A religião pratica deve ter um lugar em cada discurso.”
Signs of the Times, March 16, 1882.

“Nossas reuniões devem ser intensamente interessantes. Elas devem ser permeadas com a própria atmosfera do céu. Não haja discursos longos, secos, com orações formais meramente para ocupar o tempo. Todos devem estar preparados para desempenhar sua parte com prontidão, e quando sua participação estiver realizada, a reunião deve ser encerrada. Assim o interesse se manterá aceso até ao final. Isso é oferecer a Deus uma adoração aceitável. Seu culto deve ser realizado de maneira interessante e atrativo e não degenerado numa forma seca”.
Testemunhos para a Igreja, vol. 5, 609.

“As orações oferecidas em público devem ser curtas e ao ponto. Deus não requer de nós uma adoração tediosa com pedidos demorados”
Obreiros Evangélicos, 175.


6 – Pequenos Grupos
Esse ponto visa rever os conceitos e funções que os PG´s exercem na igreja.

Na prática: - Renovar a liderança
- Re-implantar se for necessário
- Fortalecer a função social nos PG´s e o ideal de multiplicação.
- Criar o ciclo de estudo e formação dos líderes de PG

Apoio Bíblico: Atos 2:46-47 e Filemon 2

Apoio Espírito de Profecia:
“Que em cada igreja haja grupos de obreiros bem organizados para trabalhar nas vizinhanças da igreja”
Advent Review and Sabbath Herold, Sept. 29, 1891.

“A formação de pequenos grupos como base do espaço cristão tem sido apresentada a mim por Alguém que não pode errar.”
Testimonies of the Church, vol. 7, 21-22.

“Se há um grande numero de membros na igreja, organize-os em pequenas companhias para trabalhar não apenas pelos membros da igreja, mas pelos descrentes. Se num lugar há apenas dois ou três que conheçam a verdade, que eles formem um grupo de obreiros.”
Testimonies of the Church, vol. 7, 22.
7 – Relacionamentos afetivos
Esse ponto visa fortalecer através de diversas atividades, o relacionamento dos membros entre si e dos membros entre a comunidade. Tendo em vista que pesquisas demonstram que o companheirismo é o fator numero um do crescimento da igreja Adventista e que sua ausência é a causa da maioria das nossas apostasias.

Na prática: - Através das duplas missionárias criar o projeto é bom ser bom
- Planeje atividades sociais através dos PG´s: piqueniques, almoços comunitários, esportes, noites sociais, viagens, dentre outros.
- Melhore a cordialidade para com os visitantes. Convide três pessoas que não são ainda
membros para ajudá-los e avaliar a atmosfera de acolhimento e amizade da igreja e o grau de calor humano e aceitação.
- Atividades para as diversas faixas etárias, koinonias, retiros, festas.

Apoio Bíblico: João 13:35 e 1 Corintios 12:24-26

Apoio Espírito de Profecia:
“A corrente dourada do amor, atando os corações dos crentes em unidade, em laços de companheirismo e amor, bem como em união com Cristo e o Pai, torna a conexão perfeita, e transmite para o mundo o testemunho do poder do Cristianismo que não pode ser anulado”.God’s Amazing Grace, 232.
“Cada crente é um raio de luz da parte de Cristo, o sol da justiça. Quanto mais próximos nós andarmos com Cristo, o centro de todo o amor e luz, maiores serão nossas afeições por seus portadores de luz. Quando os santos são atraídos para perto de Jesus, eles são automaticamente atraídos uns aos outros, pois a graça santificadora de Cristo unirá seus corações. Você não pode amar a Deus e falhar em amor seus irmãos”.
1888 Materiais, 1048-1049.

“Um cristão bondoso, cortes, é o mais poderoso argumento que se pode apresentar em favor do cristianismo.”
Obreiros Evangélicos, 118.

8 – A consciência da importância de fundar igrejas
Esse ponto visa ajudar na formação de novas igrejas nas quais mais discípulos possam participar

Na prática: - Conscientizar a igreja sobre a importância de fundar igrejas
- Fazer estudos de local e investimento necessário para a formação de uma nova igreja
- Formar equipe para planejar a fundação de uma nova igreja

Apoio Espírito de Profecia:
“ Igrejas devem ser organizadas e planos formulados para o trabalho que se realizará pelos membros das recém-organizadas igrejas. Esta obra missionária do evangelho deve manter-se atingindo e anexando novos territórios, ampliando as porções cultivadas da vinha. O círculo deve ser estendido até que rodeie o mundo. Que a obra de estabelecer igrejas para Deus em muitos lugares não seja dificultada e tornado um fardo porque os necessários recursos são retidos.”
Evangelismo, Pág. 19
“Muitos dos membros de nossas grandes igrejas não estão fazendo nada. Eles poderiam realizar uma boa obra se, em vez de se amontoar juntos, se espalhassem para lugares onde a verdade ainda não entrou. Muitos membros estão morrendo espiritualmente por falta deste trabalho. Eles estão se tornando enfermiços e ineficientes.”
Testemunhos para a igreja vol.8, Pág. 244
“Deus não confiou aos pastores o trabalho de estarem pondo em harmonia as igrejas. Tão depressa se acha aparentemente realizado esse serviço, tem que ser feito de novo. Membros da igreja que são atendidos desse modo, tornam-se fracalhões religiosos. Se nove décimos do esforço que se tem empregado em favor da verdade, houvessem sido empregados em prol dos que dela nunca ouviram, quanto maior teria sido o avanço realizado.”
Testemunhos Seletos, pág. 381
IDEIAS PRÁTICAS

NOME: ________________________________________


SEMINÁRIO 1 – LIDERANÇA VISIONÁRIA E CAPACITADORA

REFLEXÃO
1. Que quantidade de tempo e energia a liderança da igreja gasta em treinar e equipar membros para a obra missionária?

2. O que o seu pastor está fazendo agora que poderia ser delegado a outros?

3. O que os lideres dos departamentos estão fazendo para recrutar novas pessoas para servir como lideres em suas áreas de ministério?

4. Quão frequentemente você leva outro membro consigo para visitação, estudos bíblicos, e outras atividades?

5. Os lideres possuem uma descrição por escrito de suas funções?

IDEIAS:_________________________________________________


SEMINÁRIO 2 – MINISTÉRIO ORIENTADOS PELOS DONS E NECESSIDADES.

REFLEXÃO
1. Os membros da sua igreja entendem o ensino dos dons espirituais e conhecem seus dons?
2. A comissão de nomeações da sua igreja leva em consideração os dons espirituais na hora de selecionar novos oficiais?
3. Quão frequentemente você prega sobre a importância dos dons espirituais em sua igreja? Há classes ou testes para ajudá-los a descobrir seus dons?
4. Há incentivos para que os membros construam relacionamentos redentivos com pessoas de fora da igreja
5. Como foi o evento de colheita ou a série evangelística realizada em sua igreja no ano passado?
6. Você considera o serviço de culto aos domingos um evento evangelístico? Por quê?
7. Qual a porcentagem de recursos humanos e financeiros foi investida no não-adventista nesse ano? Você está satisfeito com essa quantia?

IDEIAS:________________________________________________________

SEMINÁRIO 3 – ESPIRITUALIDADE CONTAGIANTE

REFLEXÃO
1. Como você descreveria a temperatura da vida espiritual de sua igreja?

2. Como você descreveria a pratica diária da oração, estudo da Bíblia, culto familiar, e outras disciplinas espirituais da igreja?

3. Como você descreveria o compromisso espiritual demonstrado pela sua igreja na devolução dos dízimos e das ofertas?

4. Há um ministério de oração ativo e funcional em sua igreja?

5. Qual a função que os testemunhos pessoais desempenham no culto corporativo?

IDEIAS:___________________________________________

SEMINÁRIO 4 – PRIORIDADES SEGUNDO A ORDEM BÍBLICA

REFLEXÃO
1. Qual a declaração de missão de sua igreja? O que ela espera realizar dentro de cinco anos?

2. Todos os departamentos e ministérios da igreja têm um plano claro para ajudar a realizar a visão da igreja? As atividades, eventos e programas dos departamentos atuam de forma concentrada nos alvos da igreja? (A luz concentrada, o raio laser corta o aço!)

3. Quão influente é a tradição em sua igreja?

4. Numa escala de 1 a 10, com 1 sendo a igreja que não está disposta a mudar, e 10 sendo o contrário, quão disposta está a sua igreja às mudanças? (Ex: novas abordagens de evangelismo, músicas contemporâneas, novos estilos de liderança, maneiras novas de organizar os membros para o trabalho, etc.).

IDEIAS:______________________________________________


SEMINÁRIO 5 – CULTO INSPIRADOR

REFLEXÃO
1. Quais são os aspectos mais inspiradores do seu serviço de culto? Como eles podem ser fortalecidos?
2. Como você caracterizaria os momentos de oração pública nos cultos de sua igreja?
3. Quando foi a ultima vez que a ordem da liturgia foi mudada em sua igreja?
4. Quanta abertura existe em sua igreja para a expressão criativa através da arte (drama, etc.), multimídia e musica?
5. Existe variação no estilo da pregação de semana a semana? Há um sistema para avaliar os sermões pregados? Quem avalia e com que critérios?
6. Sua igreja está interessada em tornar-se atrativa aos visitantes? Que providencias tem sido tomadas para tornar isso uma realidade?
7. Sua igreja considera o serviço de culto um evento evangelístico?
IDEIAS: ___________________________________________________


SEMINÁRIO 6 – PEQUENOS GRUPOS

REFLEXÃO
1. Que tipo de treinamento contínuo está disponível para a liderança de pequenos grupos em sua igreja?

2. Onde os pequenos grupos se encaixam na estratégia geral da igreja? Qual a sua função? Os lideres entendem bem a estratégia geral?

3. Cada grupo tem um líder assistente sendo treinado como aprendiz?

4. Quem é o responsável para supervisionar o ministério de PGs em seu distrito?

5. Como a função do evangelismo é desempenhada nos PGs?

6. Qual é sua estratégia para multiplicação dos PGs?

IDEIAS: ____________________________________________________

SEMINÁRIO 7 – RELACIONAMENTOS AFETIVOS

REFLEXÃO
1. Existe um sentimento de paz e alegria na vida congregacional de sua vida?

2. Que eventos sociais são planejados no calendário eclesiástico visando promover relacionamento de amor?

3. Quão frequentemente os membros convidam um ao outro para partilhar uma refeição em seus lares ou para reuniões sociais?

4. Há algum conflito na igreja que poderia estar influenciando negativamente no quociente de amor?

IDEIAS: ________________________________________________


SEMINÁRIO 8 – CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE FUNDAR IGREJAS

REFLEXÃO
1. Estudiosos em crescimento de igreja descobriram que com quanto mais freqüência as pessoas veem o nome da igreja, mais essa igreja crescerá. O que isso nos ensina sobre fundar igrejas?

IDEIAS: ________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário