20/02/2011

PREPARAÇÃO PARA O SÁBADO




1. Preparo para o Sábado

O sábado é um grande dia. Certamente temos o espírito de culto durante toda a semana, mas o sábado é especial; é o dia da família; é o dia do Senhor.

“Muitas vezes o pai dificilmente vê a face dos seus filhos durante toda a semana. Acha-se quase totalmente despojado de oportunidade para a companhia ou instrução. O amor de Deus, porém, estabeleceu um limite às exigências do trabalho. Sobre o sábado Ele põe Sua misericordiosa mão. No Seu próprio dia Ele reserva à família oportunidade para comunhão com Ele, com a Natureza, e de uns para com outros.” EGW, Educação, pág. 251.

Para melhor gozar o sábado, devemos fazer certos preparativos. Já no princípio da semana se cuidou de lavar, passar a ferro, remendar a roupa, ma ao se aproximarem as horas sagradas do sábado, por todo o membro da família devem ser feitos preparativos especiais. A mãe cuida de que o alimento esteja pronto; o pai trata de que o carro esteja limpo e tenha combustível suficiente; a irmã maior cuida de que a casa esteja em ordem, de que todas as revistas e jornais seculares sejam postos fora das vistas, de que os brinquedos comuns do bebê sejam guardados e trazidos os do sábado; o irmão mais velho trata de cortar a grama e apanhar todo o papel e sujeira dos arredores.

Todo membro que tenha idade suficiente, escolhe a roupa que vai usar no sábado ou vê se está em ordem e no devido lugar. Se alguém espera até sábado de manhã para decidir o que vai usar, pode entrar em toda sorte de complicações – esta peça precisa ser passada, aquela necessita de um botão, o sapato precisa ser lustrado. Devemos lembrar-nos do dia do sábado para o santificar.

2. Saudando o Sábado

Feitos todos os preparativos, podemos reunir-nos ao redor do altar da família, ao pôr-de-sol, para saudar as horas sagradas do sábado. Em muito lar cristão é esse o tempo mais apreciado da semana. Pai, mãe e filhos se reúnem ao redor do instrumento e cantam hinos de louvor e ações de graças ao seu Senhor e Salvador. Depois de ler uma porção das Escrituras ou recitar textos favoritos, todos podem orar a Jesus. Em alguns lares, cada um recorda as bênçãos da semana, e exprime sua gratidão a Deus.

Após a oração, toda a família deve confraternizar-se fraternalmente.

3. Sábado de Manhã

Vamos à Escola Sabatina e à igreja. Para algumas pessoas, o sábado é arruinado porque ficam na cama até tão tarde que precisam correr e ralhar e irritar-se para chegarem a tempo à Escola Sabatina. A família bem organizada consegue bastante tempo parra o desjejum, o culto, vestir-se e chegar à igreja. Cada um está com boa disposição de espírito para apreciar o serviço e receber ricas bênçãos na casa de Deus.

O sábado é o dia do Senhor; portanto faz-se uma alteração na rotina diária. A família que comumente come na cozinha, passa para a sala de jantar, para o almoço do sábado. Ou se a mesma mesa é usada, há sempre uma toalha limpa colocada de novo. As facas e garfos comuns são substituídos pelos bons. Um buquê de flores acrescenta encanto ao cenário.


4. A Tarde de Sábado

Que deleite ela é! Se o tempo permitir, podemos dar um passeio no campo, na Natureza, e ali ler o primeiro livro de Deus. Se vivemos no campo, podemos ir para as matas; se moramos na cidade, podemos ir para o parque. Aí estão os mansos pombinhos, que sempre nos deleitam. Aí podemos ir semana após semana para vê-los e tornar-nos verdadeiros amigos seus. É um prazer para os mais novos levar algumas pipocas ou migalhas e vê-los comerem. Os pássaros também nos trazem alegria, enchendo o ar de doce música. Quão interessante é vê-los construírem seus ninhos na primavera e criarem seus filhotes. Uma semana após outra podemos contemplar-lhes o progresso e aprender as lições que Deus nos quer ensinar. Mesmo no inverno, há muitas lições que nos encantam. Deus é muitos bom ao dar os belos pássaros para alegrar o nosso coração, e os murmurantes regatos para nos aliviarem os nervos cansados, e ao pintar os céus com esplendido pôr-de-sol. Qual é o menino ou menina que não fica extasiado com as gloriosas nuvens que Deus forma no Céu? Sempre novas, sempre belas, dirigem nossos pensamentos para o Céu, lá em cima.

Mas virão dias frios e tempestuosos. Que poderemos fazer com as crianças então? Certamente o bebê pode ter seus brinquedos de sábado, brinquedos que ele não vê durante a semana. Dessa maneira está aprendendo a fazer diferença entre os dias comuns de trabalho e o dia sagrado, santo. A criança mais velha também tem certos objetos de sábado que pode usar nessa ocasião. Esses logo serão substituídos por livros sadios, para ler assim que esteja em condições de fazê-lo.

É boa ocasião para o papai contar algumas das histórias que não teve tempo de contar durante a semana. A tarde de sábado também é o tempo de apreciar bons cânticos. Na hora do culto só podemos cantar um hino, mas agora temos tempo para mais. Não é Deus bom em nos dar esse dia? E também é o tempo de preparar um álbum para aquela menininha aleijada do hospital. Pode ser que no sábado seguinte possamos ir vê-la e levar-lhe nosso álbum. Ela apreciará esses cartões do verso áureo tanto como vocês. Pode ser que no próximo sábado que chova, possamos fazer algum trabalho artístico com as folhas e flores que colecionamos. O pequeno que teve paralisia ficará verdadeiramente alegre por obtê-lo. Poderemos explicar-lhe onde conseguimos todas as diferentes flores e folhas, e assim ajudar a iluminar-lhe um pouco a vida.

“Quando faz bom tempo, deverão os pais sair com os filhos a passeio pelos campos e matas. Em meio às belas coisas da Natureza, expliquem-lhes a razão da instituição do sábado. Descrevam-lhes a grande obra da criação de Deus. Contem-lhes que a Terra, quando Ele a fez, era bela e sem pecado. Cada flor, arbusto e árvore correspondiam ao propósito divino. Tudo sobre que o homem pousava o olhar, o deleitava, sugerindo-lhe pensamentos de amor divino. Todos os sons eram harmônicos, e em consonância com a voz de Deus. Mostrai-lhes que foi o pecado que mareou essa obra perfeita; que os espinhos, cardos, aflição, dor e morte são resultado da desobediência a Deus. Fazei-lhes notar, também, que, apesar da maldição do pecado, a Terra ainda revela a bondade divina. As campinas verdejantes, as árvores altaneiras, o orvalho, o silêncio solene da noite, a magnificência do Céu estrelado, a beleza da Lua, dão testemunho do Criador. Não cai do Céu uma só gota de chuva, raio de luz nenhum incide sobre este mundo ingrato, sem testificar da longanimidade e do amor de Deus...

“De quando em quando, lede-lhes as interessantes histórias contidas na Bíblia. Perguntai-lhes acerca do que aprenderam na Escola Sabatina, e estudai com eles a lição do sábado seguinte.” EGW, TS3, páginas 24 e 25.

Os meninos e meninas gostarão de se reunir em pequenos grupos e ir cantar para a vovô Joana. E ela também o apreciará! Talvez um lhe conte de que tratou a lição da Escola Sabatina. A irmã pode tocar saxofone, e o irmão, seu acordeão. Oh, haverá tempo suficiente para fazer todas as coisas que gostaríamos de fazer na tarde de sábado?

“Ao pôr-de-sol, elevai a voz em oração e cânticos de louvor a Deus, celebrando o findar do sábado e pedindo a assistência do Senhor para os cuidados da nova semana. Deste modo os pais poderão fazer do sábado o que em realidade deve ser, isto é, o mais alegre dos dias da semana, induzindo assim os filhos a considerá-lo um dia deleitoso, o dia por excelência, santo ao Senhor e digno de honra.” EGW, TS3, pág. 25.

(É de muito interesse todo o capítulo “A Observância do Sábado”, em Testemunhos Seletos, Volume III, páginas 16-34.)

MINISTÉRIO DA FAMÍLIA - DSA, 1997.

2 comentários:

  1. O SABADO É O DIA DO SENHOR...OS RESTO E LENDA DO DEMONIO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Onde diz na bíblia que o sábado é o selo de Deus?

    ResponderExcluir