20/02/2011

COMENDO A PALAVRA




“Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração...” Jr. 15: 16 (ARA).

Não sei se você gosta de pássaros ? Ou conhece o Pica-pau-rei (Campephilus robustus)? Esta ave também é conhecida como pica-pau-soldado e pica-pau-de- cabeça-vermelha, ele é o maior pica-pau brasileiro. A sua refeição preferida são as larvas dos insetos, principalmente besouros encontrados sob a madeira das árvores. Ao encontrar um ponto no tronco que promete ter alimento, o pica-pau-rei começa a martelar fortemente, furando ou lascando a casca para poder explorar o buraco feito por ele. As violentas pancadas com seu bico pontiagudo parecem os golpes de um machado e fazem com que os insetos saiam do buraco.
O verso para nossa meditação fala de comer as palavras ( Palavra de Deus), na verdade essa expressão “ comer as palavras” trata-se de uma Metáfora que significa que o profeta iria estudá-las profundamente, iria analisá-las cuidadosamente. Isso requer tempo e é trabalhoso, mas nós vemos qual o resultado de tal estudo : “ gozo e alegria para o coração”. Muita coisa boa na vida é obtida pelo meio do esforço, por exemplo : se temos que limpar e organizar um local para um acampamento, depois ainda ter que armar as barracas e fazer a fogueira para nos acomodarmos melhor, vamos ser honestos, por mais que sejamos habilidosos isso pede um tempo para ser realizado, porém quando tudo está pronto é uma satisfação e alegria. Do mesmo modo é com o estudo da Bíblia; para realmente conseguirmos aquecer nossos corações com o calor de Cristo “ a luz do mundo” devemos ter um plano diário de estudo da Palavra de nosso Pai do céu e com ele gastar tempo.
O pica-pau-rei nos ensina três lições básicas: 1) Para termos uma alimentação bíblica que realmente vá suprir as nossas necessidades espirituais devemos ir além da casca das árvores ( ou seja, estudar a Bíblia indo além da superfícied do texo, procurar “tesouros escondidos” nas Escrituras); 2) Para fazermos isso devemos ter um tempo e esforço, o pica-pau tem que bater forte para que a casca fure e o alimento saia, igualmente nós, os pesquisadores da Bíblia, devemos gastar tempo para podermos entender as suas partes difíceis e tirar coisas novas das passagens aparentemente já compreendidas;3) como o pica-pau a maioria de nós não deixamos de comer um dia sequer e várias vezes (pelo menos 2), também devemos dedicar períodos do dia para nos alimentarmos da palavra de Deus.
Claro que ao estudarmos a Bíblia devemos pedir a orientação e guia do Senhor Espírito Santo, mas gostaria de destacar nesta meditação a parte humana no processo.

Que possamos seguir o exemplo de diligência e empenho do Pica-pau-rei e sermos estudiosos inteligentes do livro do Senhor, alimentando-se todo dia com esforço das Escrituras Sagradas e seremos ricamente abençoados. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário