14/02/2011

MISSÃO DA IGREJA - III




TEOLOGIA DA MISSÃO NOS ESCRITOS DE ELLEN WHITE

INTRODUÇÃO

Nos escritos da Sra. White podemos encontrar pelo menos três dimensões teológicas de missão:
1) dimensão soteriológica,
2) dimensão escatológica,
3) dimensão eclesiológica.

1. A Dimensão soteriológica de Missão
a) O ser humano responsável pela salvação de outros – Romanos 10:13-15
“O mundo parece à miséria, e no entanto isto não chama a atenção nem sequer daqueles que dizem crer nas verdades mais sublimes dadas alguma vez aos mortais. Deus requer que Seu povo seja uma mão ajudadora para alcançar aos que perecem, mas muitos se contentam sem fazer nada.” Testemonies, vol. 6, p. 445.

“Deus designou Seus filhos para proporcionarem luz aos outros, e se dixarem de o fazer, e almas forem deixadas nas trevas do erro por sua falta em fazer aquilo que poderiam ter feito se tivessem sido vivificados pelo Espírito Santo, serão então responsáveis a Deus.” Serviço Cristão, p. 21

b) A salvação pertence a Deus mas se canaliza através do agente humano
“Na obre de resgatar as almas perdidas que perecem, não é o homem quem executa a tarefa de salvá-las; Deus é quem com ele trabalha. Tanto Deus como o homem atuam. ‘Sois coobreiros de Deus’”. Evangelismo, p. 291

“A humanidade, tirando sua eficiência de grande Fonte da sabedoria, torna-se o instrumento, a agência operadora por meio da qual o evangelho exerce seu poder transformador sobre o espírito e o coração.” Atos dos Apóstolos, p. 134

2. A Dimensão Escatológica de Missão
a) A vinda de Cristo condicionada ao cumprimento da missão da igreja – S. Mateus 24:14
“Pelo fato da vinda de Cristo ter sido predita a tanto tempo atrás, alguns concluem que houve algum erro... Ela [a vinda do Senhor] não será retardada para além do tempo em que a mensagem for elevada a todas as nações, línguas e povos.” Review na Herald, 18 de junho de 1901 (parcialmente em Evangelismo, p. 697)

b) A vinda de Cristo pode ser apressada (um elemento motivador da missão)
“É privilégio de todo cristão, não só aguardar, mas mesmo apressar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Evangelismo, p. 696

“Dando o evangelho ao mundo, está em nosso poder apressar a volta de nosso Senhor. Não nos cabe apenas aguardar, mas apressar o dia de Deus.” O Desejado de Todas as Nações, p. 609

c) A vinda de Cristo pode ser atrasada (um elemento ativador da missão)
“Se todo atalaia sobre os muros de Sião houvessem dado à trombeta um sonido certo, o mundo haveria antes desta data ouvido a mensagem de advertência. A obra, porém, acha-se com atraso de anos. Enquanto os homens dormiram, Satanás marchou furtivamente sobre nós.” Evangelismo, pp. 694, 695.

“Longamente tem Deus esperado que o espírito de serviço se apodere de toda a igreja, de maneira que cada um trabalhe para Ele segundo sua habilidade. Quando os membros da igreja de Deus fizerem a obra que lhes é indicada nos necessitamos campos nacionais e estrangeiros, em cumprimento da comissão evangélica, todo o mundo será logo advertido, e o Senhor Jesus retornará à Terra com poder e grande glória.” Atos dos Apóstolos, p.111

3. A Dimensão Eclesiológica da Missão
a) A missão da Igreja: não somente pregar, senão estabelecer igrejas em todas as partes

“Um lugar após outro deve ser visitado; uma igreja após outra, ser estabelecido. Os que se põem do lado da Verdade devem ser organizados em igrejas, e então, deve o ministro passar a outros campos igualmente importante.” Evangelismo, p. 353

“Novos territórios devem ser trabalhados por homens inspirados pelo Espírito Santo. Novas igrejas devem ser estabelecidas e novas congregações organizadas. Nesse tempo deveria haver representantes da verdade em cada cidade e nas mais remotas partes da terra.” Testimonies, vol. 6, p. 24

c) Uma dupla missão da igreja: “koinonia” e “kerigma”, comunhão e proclamação
“Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador.” O Desejado de Todas as Nações, p. 174

“Deus requer que Seus filhos brilhem como luzes no mundo... E enquanto desfrutam da comunhão com Deus, desejarão manter um intercâmbio com seus semelhantes a fim de expressar, por meio de palavras e atos, o amor de Deus que anima seus corações.” Testemonies, vol. 2, pp. 126, 127

CONCLUSÃO

- Há uma dimensão soteriológica de missão. O cristão é responsável pela salvação das almas com as quais entra em contato.
- Há uma dimensão escatológica de missão: a igreja pode apressar ou demorar a vinda mediante o cumprimento ou da falta de cumprimento de sua missão.
- Uma dimensão eclesiológica de missão: a igreja não somente deve mostrar sua presença ao mundo, senão estabelecer congregações. Estas, por sua vez, não devem encerrar-se na “koinonia”, mas sair para cumprir o “kerigma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário