14/02/2011

O MEIO DE COMUNICAÇÃO MAIS RÁPIDO DO UNIVERSO




É interessante notar que o homem hoje não consegue viajar na velocidade da luz, mas existe um meio de comunicação que atravessa galáxias em milésimos de segundos, estabelecendo assim um contato mais rápido que a velocidade da luz, e este meio de comunicação é a oração.
Certa vez George Müller, o fundador dos orfanatos de Bristol, ia para o Canadá e precisava chegar a Quebec no domingo, para efetuar um compromisso que havia determinado para aquela data. O navio, no entanto, ficara impossibilitado de prosseguir viagem devido à cerração. Contudo, Müller disse o seguinte ao comandante, um cristão:
– Necessito estar em Quebec no domingo, a fim de cumprir um trato, pois até agora nunca faltei com a minha palavra.
– É impossível – disse o comandante. – Você não vê a cerração?
– Venha ao meu camarote, e apresentemos o caso a Deus – foi como Müller respondeu.
– Ajoelhando-se, Müller orou de maneira muito simples, expondo a Deus toda a situação.
O comandante também estava iniciando a sua oração quando o fervoroso Müller o interpelou:
– Não, não ore. Você não crê que o Senhor tirará a cerração e eu sei que o empecilho já não existe mais.
Subiram ao convés e notaram que o mar, que estava nublado havia poucos instantes, estava agora límpido. Assim Müller realizou o seu compromisso.
Viram, em pouco tempo a voz de George foi ouvida no céu que é distante muitas e muitas galáxias de nós e rapidamente veio a resposta à sua oração.
I. O QUE É A ORAÇÃO?
“È abrir o coração a Deus como a um amigo” Ana assim o fez em seu momento de angústia – I Samuel 1:10.
Todos nós podemos experimentar quão bom é falar com Deus em todo tempo e em qualquer lugar, pois “não há tempo nem lugar impróprios para erguer a Deus uma prece." (Ellen G. White, O Caminho a Cristo, p. 99) E a Bíblia nos orienta a Buscar a Deus sempre – I Tessalonicenses 5:17 (não significa que tenhamos que estar o tempo todo ajoelhados, mas que devemos estar orando em pensamento a Deus enquanto fazemos nossas atividades diárias e em atitude de oração vigiando sempre).
Então orar é diferente de rezar, pois a reza é uma oração decorada, devemos falar com Deus usando nossas próprias palavras e de acordo com a situação que estamos enfrentando – Mateus 6:6,7.

II. EXISTEM CONDIÇÕES PARA TERMOS AS ORAÇÕES ATENDIDAS?

Sim existem, vejamos:
1. Fé – Tiago 1:6,7
Precisamos crer que Deus é capaz de responder nossas petições, se não cremos nada será feito. Então ao orar tenha fé que já recebeu o que pede – Marcos 11:24.
2. Romper com o pecado – Salmo 66:18
Se existe em nossa vida algum pecado conhecido e nós não nos esforçamos por vencê-lo e nos acostumamos com ele e nem ligamos, não devemos esperar que nossas preces sejam respondidas com sim, mas sempre com não.
3. Quanto ao perdão, só receberemos se perdoarmos – Marcos 11:25,26.
Se nós na oração pedirmos perdão a Deus, mas não perdoamos os outros, nosso pedido ficará sem resposta. O Pai agirá conosco da maneira como agimos para com o próximo, mesmo que ele seja nosso inimigo e nos queira sempre o mal.
4. Pedir de acordo com a vontade de Deus – I João 5:14
Devemos pedir que seja feita a vontade de Deus e de acordo com o que Ele nos revelou em Sua palavra. Não podemos esperar que sejamos atendidos quando nosso pedido é por algo contrario ao que Deus mostrou na Bíblia.
5. Pedir em nome de Jesus – João 14:13,14
Devemos nos achegar a Deus no nome de Jesus, pois Ele é nosso representante e mediador (I Timóteo 2:5), por isso nossas orações devem ser feitas em nome de Jesus, mas “orar em nome de Jesus, porém, é mais do que simplesmente mencionar-Lhe o nome no começo e fim da oração. É orar segundo o sentimento e o espírito de Jesus, ao mesmo tempo que Lhe cremos nas promessas, descansamos em Sua graça, e fazemos Suas obras.” (Ellen G. White, O Caminho a Cristo, pp. 100, 101)

III. DEUS RESPONDE AS ORAÇÕES?
Davi tinha certeza que sim – Salmo 65:2.
Jesus nos assegurou que sim e ainda nos orientou a pedir – Mateus 7:7-11.
Bem se Deus responde as orações e Ele responde! Por que então muitas de nossas orações não são atendidas da maneira como pedimos?
Na verdade Deus responde todas as orações, mas a RESPOSTA nem sempre é aquela que queremos ter.
Imaginemos que você tenha um filhinho de dois anos de idade e um dia você o deixa sobre a mesa da cozinha enquanto faz suas atividades, então ele vê uma faca, e bem amolada, na sua mão e pede que lhe dê a faca. A pergunta é: você a dará? Claro que não, naturalmente o bebê irá chorar, mas mesmo que ele inunde a casa com suas lágrimas você jamais colocará a faca em suas mãos.
Assim Deus responde muitas de nossas orações com um NÃO, pois Ele sabe que o que pedimos será para nós como a faca amolada nas mãos da criança. O fato é que a criança não sabe do perigo e chora querendo o “brinquedo” novo, assim muitas vezes nos decepcionamos com Deus querendo algo que a nossos olhos parece bom, mas Deus sabe que nos fará mal.
O evangelista Roeder conta que uma senhora, de Darmstadt, pediu a Deus que não permitisse que o senhorio da casa a despejasse, como ameaçara fazer no dia primeiro do mês. Mas, ao chegar a data, o senhorio intimou-a a sair. Com lágrimas, ela se dirige ao evangelista, dizendo:
– Deus não me ouviu!
Respondeu o evangelista:
– Deus bem que a ouviu, mas de modo diverso do que esperava!
Algumas semanas mais tarde, a cidade de Darmstadt foi rudemente bombardeada, e caíram bombas exatamente sobre a casa em que aquela senhora estivera morando até havia pouco. A casa foi destruída, e todos os seus moradores morreram. – Er ist unser Leben.
Deus sabe o que faz. Assim Deus responde com: sim, não, ou espere um pouco. De todas as formas devemos continuar sempre orando e insistido.

IV. QUANDO DEVEMOS ORAR?

Deus anseia desfrutar de nosso companheirismo, por isso se estiver triste – ore; se estiver sem forças para continuar a jornada desta vida – ore; se precisa de proteção - ore; se está enfrentando dificuldades no emprego, amizade ou casamento – ore; se receber uma boa notícia –ore agradecendo; se passar no vestibular ou conseguir um emprego – ore. Nos momentos de tristeza ou de alegria, em toda e qualquer situação – ore a Deus, Ele almeja te valer, se alegrar com você. Faça de Deus seu amigo.

CONCLUSÃO

Vimos hoje que a oração é o meio de comunicação mais rápido que existe, e que orar é falar a Deus como a um amigo. Também vimos que para nossas orações serem atendidas positivamente existem condições; e que Deus sempre atende com três possíveis respostas de acordo com Sua vontade e sempre fazendo o melhor para nós. E que NÃO existe tempo, nem lugar inoportuno para falarmos com Deus.
Já que Deus deseja ser seu amigo e estar sempre em contato contigo, hoje é o dia em que pode dizer a Ele que todos os dias de sua vida e em todas as horas você o buscará através da oração e que aceita o convite dEle para serem amigos para sempre. Experimente essa maravilha agora.

Pr. Vamberto M. de A. Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário