14/02/2011

Passos para a implantação dos projetos sociais no evangelismo.



Ao se observar as conseqüências da globalização e o desenvolvimento do secularismo, nota-se que o interesse das pessoas para o evangelho eterno, o qual é constituído de um chamado ao abandono do mundo e das suas paixões, e uma aceitação da pessoa de Jesus Cristo e sua Santa Lei, está cada vez mais diminuindo .
Para fazer frente a esse desafio de conquistar as pessoas para Jesus Cristo, necessita-se mais do que nunca que em nossos evangelismos, o uso de uma abordagem semelhante a do Mestre, onde as necessidades físicas, emocionais e sociais das pessoas eram atendidas como uma porta de entrada das preciosas verdades que são necessárias para o entendimento da salvação que a elas está destinada.
Nas palavras de Ellen White se compreenderá como utilizar o método de Cristo para a conquistar de almas:
Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-se com os homens como uma pessoa que lhes desejava granjear-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-me”. João 21:19. A Ciência do Bom viver, p. 143
“Fazer o bem em todas as suas formas está implícito nas Escrituras, mas é necessário toda prudência e cuidado, a fim de saber como mostrar misericórdia e ajuda aos que são realmente necessitados. O procedimento proveitoso a ambas as partes é ajudá-los a se ajudarem; abrir o caminho diante deles em vez de dar-lhes dinheiro. Encontrar para eles trabalho; manifestar discrição e estar certos de que fazemos uso dos meios de tal forma que produza o maior bem aos pobres do Senhor no presente e no futuro.” Carta 31b, 1895. Beneficência Socia, p.332
“Obreiros em novos lugares onde pode não haver nenhum crente na presente verdade, devem ser providos de recursos para ajudar os necessitados...” Medicina e Salvação, p. 330
“Dando instruções em atividades práticas, podemos muitas vezes ajudar os pobres da maneira mais eficaz....” Beneficência Socia, p. 198
Há necessidade de obreiros de mente lúcida, que delineiem métodos pelos quais alcancem o povo. Precisa-se fazer alguma coisa no sentido de desfazer o preconceito que existe no mundo, contra a verdade. Carta 152, 1901. Evangelismo, p.129
Um exemplo da eficácia desse método encontra-se no estudo de. Levi Borrelli (2001, p. 41-45), no seu artigo Evangelismo da Amizade, publicado na revista Parousia, fala do exemplo da igreja Adventista de Kerman, na Califórnia, que implantou um programa de evangelização com ênfase na abordagem social. Eles tinham voluntários para fazer compras para os idosos, faziam pães e cuidavam das crianças enquanto os pais trabalhavam. Havia uma secretária que recebia as solicitações por telefone e distribuía as tarefas. Como resultado, houve um crescimento de 2000% nos batismos em relação ao ano anterior.

Segue algumas sugestões de como implantar uma abordagem social no evangelismo público.

Os itens 1 e 2 foram compilados e modificados do material do Pr. Emílio Abdala, “Guia de plantio de Igreja”.
1- Pesquisa do local a ser evangelizado:
- Estudo Demográfico: As famílias que moram na localidade são de um mesmo grupo étnico, ou de culturas diferentes?
- Há concentração de famílias na área, ou apenas de jovens solteiros? É uma área recém habitada, ou longamente estabelecida?
- Qual o nível de renda mensal das famílias da área selecionada?
- Observar se existe algum projeto social que está sendo desenvolvido por outra instituição.
- Determinar quais as necessidades da população em todas as faixas etárias.

Informação sobre a população: renda familiar, nível educacional, antecedentes culturais, religiosidade, etc.
Tendências populacionais: comparação dos quadros de crescimento populacional, procurando áreas específicas onde à população está crescendo ou declinando, tentando encontrar as causas. Quais as tendências migratórias nesses seguimentos da população?
Projeção do uso de áreas habitacionais: aqueles lotes não vendidos hoje podem ser áreas de maior potencial de futuro crescimento.

Comentário: Escolha áreas de maior concentração populacional;
- Áreas de maior crescimento urbano, geralmente bairros onde há processo de urbanização e industrialização. Pessoas recém chegadas estão ansiosas para fazer amizade por terem abandonado seus antigos relacionamentos no local onde viveram;
- Áreas geográficas onde outras igrejas estão crescendo;
- áreas onde os moradores estão em processo de mudança. Isto pode ocorrer por migração interna, guerras, catástrofes, ou acontecimento que produza uma mudança no estilo de vida de determinado indivíduo, como prisão, gravidez, desemprego e morte na família, entre outros.

2- Escolha do local para a sede das atividades:

- Evite as proximidades de áreas industriais, comerciais, estádios e cemitérios (geralmente existe um forte tráfego de veículos nesses locais e poucas residências)
- Evite locais onde a população esteja longamente estabelecida, especialmente se formada por moradores de igrejas tradicionais.
- Antes de alugar o prédio, procure conhecer a história do edifício ou dos últimos ocupantes do local. (Alguns locais são assombrosos para alguns)
- Alugue galpões comerciais, cinemas ou salões;
- O uso de escolas é muito benéfico, desde que no momento das atividades não esteja acontecendo aulas em outras salas.
3- Reúna a Igreja para a apresentação do projeto, e recrute pessoas para a realização do mesmo;
4 – Encontre na igreja, quais as habilidades dos membros e motive-os para dedicarem algumas horas para ensinarem essas habilidades à comunidade a que se estar buscando. Ex: Pessoas que sabem crochê, ponto cruz, cortar cabelo, alvenaria, tocar violão, matemática, tocar teclado, confeccionar artesanato em EVA, biscuit, produzir material de limpeza, cozinhar,...
5 – Procure as lideranças da comunidade e faça parcerias (prefeito, líderes de associações de moradores, diretores de escolas...) ex. Pode-se fazer uma passeata com a parceria das escolas, em combate a violência, onde cada escola combaterá um tipo de abuso. Violência contra a mulher, contra a criança, violência no trânsito...
6 – Faça parceria com o comércio, e com isso consiga apoio logístico.
Ex. Ofereça a veiculação da foto ou vídeo de um determinado comércio em troca de um apoio cultural, seja ele dinheiro, brindes...

7 – Promova uma divulgação expressiva do projeto, através de faixas, cartazes, banners, fooderes, panfletos, carro de som, rádio, televisão, passeata, seminários de drogas ou algo semelhante nas escolas,... (Obs. A divulgação deverá ocorrer expressivamente uma semana antes do início do projeto, e após a implantação do mesmo.
8- Na primeira semana do programa faça as inscrições nos cursos que serão oferecidos, usando várias secretárias para fazê-las, sempre após as palestras.
9- Inicie os cursos na segunda semana após o início o programa.
10 – Mantenha um registro fiel dos participantes dos cursos, contando (telefone, endereço, estado civil, nível de escolaridade, estado de saúde, religiosidade.) e presença durante as noites.
10- Mantenha a regra de que só poderá participar dos cursos, quem estiver participando do módulo noturno. (Em casos de pessoas que estudam durante a noite e se inscreveram nos cursos, marque um horário para que alguém faça atendimento domiciliar (explicação da lição bíblica)
11- Mantenha a motivação dos participantes através de brindes selecionados.
12- Ofereça serviços diversos, Ex. corte de cabelo, aferição da pressão arterial, sopão, atividades recreativas (muitas dessas atividades podem ser possíveis através de órgãos governamentais e não governamentais, tipo: SESI, SENAC, SENAI, Secretaria de Saúde, Universidades, faculdades...)
13- Não se esqueça de aproveitar as datas especiais, Ex. dia das crianças (você pode interditar uma rua e prover brincadeira para a criançada, distribuir, sorvete, picolé... Montar um Cinema Cristão ao ar livre...) dia das mães, pais, e de determinadas profissões...
14- Providencie certificados para os participantes, e faça uma linda festa no dia da entrega.
15- Durante as noites mostre fotos das atividades diárias;
16- Para não sobrecarregar a equipe, faça os cursos simultaneamente aos domingos, durante o dia, ou alternados na semana.

Pr. Jair Miranda
Departamental de ADRA da APL

Nenhum comentário:

Postar um comentário