14/02/2011
MISSÃO DA IGREJA - I
Esta é uma série de 6 aulas do Pr. Dr. Juan Carlos Viera - Teólogo Adventista, que vamos publicar em 6 postagens
A IGREJA E O MUNDO:
INTRODUÇÃO A UMA TEOLOGIA BÍBLICA DA MISSÃO
I – A MISSÃO NO MUNDO
1. Considerações em relação à Grande Comissão
a) A Dimensão Geográfica: “Ide por todo o mundo”. S. Marcos 16:15
b) A Dimensão Antropológica: “A toda criatura”.
c) A Dimensão Eclesiástica: “Ide e fazer discípulos”.
d) A Dimensão Teológica: “e que... se pregasse”. S. Lucas 24: 46-48.
e) A Dimensão Soteriológica: “quem crer...”. S. Marcos 16:16.
f) A Dimensão Carismática: “Estes sinais...”. S. Marcos 16: 17-18.
2. Considerações em relação às Mensagens Angélicas
• A Dimensão Étnica: “A toda nação, tribo, língua e povo”. Apoc. 14: 6.
• A Dimensão Mundial: “Toda a Terra foi iluminada”. Apoc. 18: 1.
• A Dimensão Profética: “que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis”. Apoc. 10: 11.
3. Considerações em relação à Oração do Envio – S. João 17: 11-18
- Cristo envia seus seguidores ao mundo – verso 18
- O mundo é o lugar de ação: não podemos retirar-nos dele – versos 11, 15
- Há uma tensão entre “estar no mundo” e “não ser do mundo” – versos 14-17
- Cristo estava preocupado por Seus seguidores – versos 11-15
II – A EXPERIÊNCIA DO POVO DE DEUS NO MUNDO
1. A Experiência de Israel
• A dramática experiência de Israel: Imitação do mundo; de suas práticas políticas, sociais e religiosas. I Samuel 12: 7-12.
• Após o cativeiro: Separação total do mundo que os rodeava: desenvolve-se a idéia do gentio ou estrangeiro que está perdido, condenado. Sua companhia era contaminadora. S. Lucas 15: 1-2.
2. A experiência da Igreja Apostólica
• A novidade teológica trazida por Cristo, de que os gentios podem salvar-se, é traumática para a igreja em formação. Atos 15:1-2; Gálatas 2:11-13.
• O conceito de mundo como algo mau que deve ser odiado, tem primazia sobre o conceito de mundo como algo perdido que deve ser salvo. S. João 3:16; I S. João 2:15-17.
3. A experiência da Igreja até a atualidade
Nos primeiros séculos: Separação
• Os eremitas e seu isolamento
• As primeiras ordens monásticas
Séculos subseqüentes: Participação
• Os monastérios se abrem para a educação do povo
• As primeiras universidades européias são religiosas
• As ordens monásticas se constituem em missionários
Século XX: Secularização
• Uma primeira etapa de secularização de objetivos: os objetivos sociais acima dos religiosos.
• Em sua etapa mais extrema os objetivos sociais se transformam em objetivos políticos, e a secularização alcança sua forma mais extrema: a revolução político-religiosa.
CONCLUSÃO
A relação da Igreja com o Mundo quase sempre produziu uma tensão teológica. Em um extremo, os que querem separar-se do mundo e viver em solidão com Deus. Em outro extremo, os que querem imitar o mundo.
Como a Igreja pode cumprir sua missão no mundo sem cair em nenhum dos dois extremos?
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