16/02/2011

SOBRE A POSIÇÃO DE ORAR





Algumas pessoas no desejo de obedecer estritamente o que Deus ordena têm tomado textos sobre a oração de joelhos da Bíblia e do Espírito de Profecia e tentado provar que somente de joelhos a oração é aceitável a Deus.
Ora, um texto, fora do seu contexto só dá margem a um pretexto, por isso faremos neste breve estudo uma abordagem visando dar uma visão geral do assunto na Palavra de Deus e no Espírito de Profecia, a fim de que a compreensão correta possa ser conseguida por todos e os pontos de vista unilaterais sejam abandonadas.
O que precisamos saber está no roteiro que seguiremos nestes estudos:
I - O que a Bíblia diz.
II - O que E.White diz.
III - O que E.White fazia:
IV - Um caso especial em M.E. vol.11,311.
- A conclusão
I - O QUE A BÍBLIA DIZ
A Bíblia é quem estabeleceu a nossa doutrina, por isso precisamos saber sua posição sobre o assunto em primeiro lugar, ela no ensina a orar em várias posições:
1. De joelhos - conforme o exemplo de vários personagens bíblicos. Veja Dan.6:10, I Cor.14:25; Esdras 9:5; Lucas 22:41 Atos 7:60, etc.
2. Em pé - conforme outros exemplos, que na maioria das vezes são esquecidos.
a) Simeão orou em pé. Lucas 2:27-35
b) Jesus ao ressuscitar Lázaro orou em pé. João 11:41-42.
c) Ana orou em pé. I Samuel 1:9,10 ( a versão da Bíblia Almeida Atualizada é mais clara).
O fariseu e o publicano justificado oraram em pé e Deus não olhou a posição física, mas o estado do coração. Lucas 18:11-14.
Aliás ao Jesus contar esta História mostrou que era normal, na sua época, os homens orarem no templo em pé.
e) Salomão fez a benção inicial no templo em pé. I Reis 8:14 e II Crôn.6:3
f) Salomão fez a benção final no templo em pé. I Reis 8:55-61
g) Durante a oração Salomão estava de joelhos (II Crôn.6:13)mas, o povo ficou em pé e só ajoelhou quando caiu fogo do céu como sinal de que Deus ouviu a oração. II Crôn.7:1-3. Os sacerdotes e os cantores estavam em pé. II Crôn,7:6
h) Neemias que orou a Deus diante do Rei Artaxerxes, estava em pé. Neemias 2:4.
Estas orações foram feitas em pé e Deus as ouviu, mesmo quando feitas no templo.
II Vejamos agora o que E.White diz.
O QUE E.WHITE DIZ (Como regra geral)
"Para orar não é necessário que estejais sempre prostrados de joelhos. Cultivai o habito de falar com o Salvador quando sós, quando estais caminhando, e quando ocupados com os trabalhos diários". A Ciência do Bom Viver, pág. 511.
Portanto ela diz:
a) Nem sempre é preciso estar de joelhos para orar. Veja ME, 266:1.
b) Pode-se orar a sós sem ajoelhar. CBV, 511 C. Cristo, 99.
c) Pode-se orar caminhando pelas ruas em meio ao barulho do povo. CBV,511; Obreiros Evang. 258 C. Cristo 99.
d) Pode-se orar trabalhando em meio a transações comerciais e o barulho das máquinas. CBV,511 C. Cristo 99; O.E.,258.
III - O QUE E.WHITE FAZIA:
a) Orava na igreja de joelhos. ME III, 267:2.
b) Orava com a igreja sentada. ME 111,267:3 e ME, I, 147.
c) Orava com a igreja em pé. ME III, 268:1 a 270
IV - UM CASO ESPECIAL
Porque então em Mensagens Escolhidas, vol.II, pág,311 é declarado a alguém que orou em pé:
"Prostre-se de joelhos! Esta é sempre a posição apropriada". 2ME, 311.
"Quando em oração a Deus, a posição indicada é prostrada de joelhos” 2ME, 11, 312.
a) Esta não é sempre a posição apropriada como já vimos pela Bíblia e pelas declarações e exemplos da própria E.White.
b) Ela estava repreendendo alguém que fora educado em Battle Creek e de lá vinha um espírito de desafio à obra e falta de reverência.
Lá as influências como as do Dr. J.H. Kellog diziam que Deus era uma energia que permeava a natureza. Note como ela relaciona a postura da pessoa que orou com Battle Creek e os professores do Colégio. 2ME, 311:1; 313:2 e 314:2. Na realidade aquela pessoa que orou em pé era apenas um representante de uma filosofia que estava existindo em Battle Creek, daí a denúncia. "E quando vos reunis para adorar a Deus, não deixeis de vos prostrar de joelhos diante dele". 2ME, 314.
c) O que realmente importava era a humildade interior, pois o exemplo que a irmã White usa nesse mesmo trecho do seu escrito, é o de Lucas 18:9-12. O fariseu estava em pé com o coração exaltado. Ela nos aconselha a nos prostrar como o publicano que apesar de ficar em pé fisicamente estava prostrado interiormente, e desceu justificado. Mens.Escolhidas II,313:3,4 e 314:0; Parábolas de Jesus, 151.
d) O objetivo era combater a imponência e o espírito irreverente que estava sendo cultivado por pessoas de B.Creek e não era intenção dar regra geral.
e) Por outro lado ela mesma, muitas vezes declarou que podemos orar, andando, trabalhando, ou mesmo quando a sós sem ajoelhar,etc. Veja Mens. Esc.II,316:2,3,4.
f) Ela mesma orou muitas vezes com toda congregação em pé ou sentada. Veja ME. III, 26.
Conlusão:
1. A Bíblia autoriza orar em pé como vimos Luc.18:11-14 (O Publicano orou em pé).
2. E.White declara que nem sempre é preciso estar de joelhos. C.C. 99.
3. Ela dizia poder-se orar, andando, trabalhando ou a sós sem ajoelhar. CBV.511
4. Ela mesma orou em pé e com a igreja sentada e ajoelhada.
5. Em Mens.Escolhidas II, 311 é relatado um caso especial de pessoas que alimentavam a importância e exaltação própria em B.Creek e o irmão que orou estava imbuído dessa orientação.
Além do mais nessa mesma ocasião ela cita a oração do fariseu e do publicano, dizendo que não devemos imitar o fariseu, mas o publicano e este estava fisicamente em pé.
6. A igreja ASD faz a oração principal de joelhos, mas durante o culto, admite oração em pé e sentados, em harmonia com a Bíblia e o Espírito de Profecia quando entendidos da maneira correta.
Se a oração é a respiração da alma não devemos limitar a oração para quando estivermos de joelhos, mesmo quando na igreja.
Oremos sem cessar, andando, sentados, em pé ou de joelhos, onde quer que estivermos. I Tess.5:17.
Pr. Demóstenes Neves – SALT/IAENE

Nenhum comentário:

Postar um comentário