14/02/2011
PLANTIO DE IGREJAS - II
Plantio de Igrejas ( estudo de casos)
Pr. Emílio Abdala - Evangelista da APL
Como Paulo estabeleceu a Igreja em Filipos: Atos 16
V. 1-5 – Paulo selecionou o jovem Timóteo como membro de sua equipe de plantio de igreja. Provavelmente o escolheu por ele nativo da área, e assim culturalmente próximo das pessoas que estavam tentando alcançar. Timóteo foi circuncidado porque sua estratégia era começar o trabalho com os judeus.
Aplicação: 2º A equipe deve ser culturalmente similar à área a ser alcançada.
1º No NT, o plantio de Igrejas era realizado em equipes.
V. 6-10 – Paulo não apenas tentava ser culturalmente relevante, mas sintonizado com o Espírito Santo. quando ele planejava ir em uma direção, o espirito santo o enviou em outra direção.
Aplicação: 1º Os plantadores de igrejas precisam andar sob a influencia e o poder do Espirito santo. Necessitam gastar tempo com Deus em oração e estudo da bíblia.
2º O Segredo do sucesso ao plantio de igreja está em encontrar um lugar onde o Espirito já esteja trabalhando. Precisamos estar dispostos a mudar os planos sob a direção do Espírito.
V. 11-13 – O Espírito levou Paulo e sua equipe para Filipos, uma cidade desconhecida para eles. Paulo não começou logo a pregar. Provavelmente se familiarizou com a cidade para entender como melhor alcançar. Descobriu um local onde algumas mulheres se reuniam todos os sábados.
Aplicação: 1º Os Plantadores de Igrejas precisam descobrir tudo acerca do local onde a Igreja será plantada. Precisa reunir dados e conduzir pesquisas de avaliação.
V. 14 – Após sua pregação à beira do rio, Lídia aceitou a mensagem da salvação , e Paulo dedicou tempo para trabalhar com sua família. Breve todos foram batizados, e uma igreja embrionária foi formada.
Aplicação: 1º Paulo não ganhou apenas Lídia, mas toda sua família (oikos). Os plantadores precisam aprender a evangelizar utilizando os relacionamentos pessoais. A igreja primitiva cresceu através da sede de relacionamentos das pessoas e amigos, parentes e associados.
V. 15 – a) – Tão logo Lídia se converteu, ela convidou Paulo e sua equipe para hospedar-se em sua casa. Paulo e a equipe aceitaram a oferta. Não ficaram receosos de aceitar os dons dos novos conversos.
Aplicação: Os recursos para a nova igreja estão na colheita. Novas igrejas não devem ser subsidiadas por longo período de tempo, para não criar dependência. mas os novos membros devem aprender a se manterem financeiramente.
b) – O primeiro converso na Europa foi uma mulher.
Aplicação: Não despreze o valor de uma mulher no plantio de igrejas. Geralmente são mais dedicados e melhor adaptados para construir relacionamentos que os homens.
V. 16 – Este verso indica que Paulo e sua equipe continuamente se encontravam no local de oração. A oração era uma parte vital para o programa de plantio de igrejas de Paulo. E os conversos foram ensinados a estabelecer tempo para a oração.
Aplicação: A chave de sucesso no plantio de igrejas é a oração.
V. 16-18 – Esses versos revelam a atividade democrática buscando prejudicar Paulo e sua equipe.
Aplicação: Plantar igrejas é uma guerra espiritual. O plantadores lutam com o diabo porque invadem seu território.
V. 19-25 – A equipe foi aprisionada e falsamente acusada, mas ainda não murmuraram. Eles cantavam na prisão.
Aplicação: Os Plantadores de igreja podem esperar oposição, mas a maioria como eles lidam com o oposição pode bem determinar o sucesso ou fracasso do projeto. A verdadeira maturidade aceita tribulação e provação com alegria. Os Plantadores de igreja precisam Ter uma fé madura.
V. 26 – Aplicação: a) – No meio da adversidade, os plantadores de igreja podem esperar a intervenção e o livramento de Deus.
b) – Os plantadores de igreja devem esperar milagres de Deus no estabelecimento de novas igrejas.
V. 27-34 – Não apenas foi despertado o interesse do carcereiro, mas ele se entregou a Cristo com toda a sua família (Oikos).
V. 28 – Os soldados romanos não eram afetuosos e Paulo tinha toda a razão de odiá-lo. Após prendê-los, colocou-os no tronco, “Não te faça mal”. Paulo viu nele um converso em potencial.
Aplicação: Os plantadores de igreja precisam ver em cada pessoa um candidato ao reino de Deus. Os maiores opositores podem se tornar os primeiros membros, como em Filipos.
V. 35 – Para estabelecer a igreja em Filipos, Paulo permitiu ser preso e torturado. Ele poderia Ter evitado tudo isso se tivesse declarado a sua cidadania romana desde o início. Ao invés, ele esperou até a conversão do carcereiro para fazê-lo. Se tivesse buscado seus direitos no inicio, o carcereiro não teria sido ganho para Cristo.
Aplicação: Quando alguém é perseguido injustamente, isto desperta simpatia entre aqueles que se deseja alcançar. Espere oposição de autoridades civis, de outras igreja e de pessoas preconceituosas.
V. 40 – Paulo não teve o privilégio de permanecer muito tempo em Filipos, mas teve de partir imediatamente. Mas primeiro ele organizou a igreja e a encorajou. Ele não trouxe líderes de fora, mas confiou em líderes nativos.
Aplicação: Devemos treinar e confiar e liderança aos membros locais para a continuação do trabalho.
Baseado em Charles Chaney, Church Planting at the end of the Twentieth Century.
( Wheaton; il: Tyndale, 1991)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário