03/05/2009

Decisão


O nosso planeta está vivendo numa grande guerra entre Cristo e Satanás e temos que escolher de que lado ficaremos. Nesta questão não existe meio termo, ou somos de um exército ou de outro. Jesus disse: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” Mt. 12:30.
Os dois generais nos convidam a fazer parte de seu lado, os dois montam campanhas de alistamento e dizem – O meu lado é o melhor! Que fazer?Diante destes arrazoamentos devemos tomar uma decisão – escolher hoje a quem vamos seguir, se Deus ou o Diabo.

Gostaria de falar-lhes dos apelos apaixonados de um Deus amoroso que quer nossa felicidade e que escreveu com sangue na história – “o meu lado é melhor, eu lhe amo e você me aceite ou não vou continuar lhe amando”.

Esta questão da decisão é uma questão de vida ou morte. Moisés, perto de sua morte, passou a relembrar a Israel os feitos e as leis de Deus e pediu que o povo escolhesse servir a Deus, pois disso dependeria sua vida: “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó” (Dt. 30:15-20).

Josué (sucessor de Moisés) também perto do fim de sua vida falou: “Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR" (Js. 24:14,15).

Elias num grande momento de apostasia de Israel chamou o povo a tomar uma decisão: “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (I Rs. 18:21).

Os santos homens de Deus vez após vez conclamaram o povo a buscar ao Senhor e poucos foram os que lhes deram ouvidos.

Mas Deus não desiste, não esquece, ele ama com amor eterno, não tem prazer na morte do perverso, mas em que ele se arrependa e volte para o seu Deus. (veja Ez.18:23 e 32).

Hoje é mais um dia de recrutamento, o Senhor precisa de você, quer lhe dar salvação.

É interessante notar também que a decisão para fazer parte do exército de Cristo tem um caráter de urgência.

Hebreus 3:7,8 - “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto.” Esse “hoje“ do texto aponta para o fato que ainda existe graça para nós, mas um dia vai acabar, e quem sabe quando?

II Coríntios 6:2 - “(porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação)” – aqui o dia da salvação significa o período em que a graça durar, mas vai ter um fim para os pecadores que não quiserem se arrepender.

Isaías 55:6 – “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Aqui também é ressaltado o fato de que um dia ao convite da graça vai cessar, por que não aceita-lo hoje?

E depois de termos conhecido o que Jesus nos ensinou, somos admoestados, como Paulo o foi, a sermos batizados e assim demonstrarmos publicamente de que lado estamos: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.” (At. 22:16, grifo e negrito acrescentados)

Sabe por que esta pressa? Existem pelo menos duas razões:

1. Não sabemos o que nos acontecerá amanhã – “Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz.” (Pv. 27:1); Jesus contou uma parábola sobre um homem rico que tinha um campo com grande produção aquele ano, e que numa noite estava pensando o que fazer com o produto e os celeiros (que eram pequenos para tanta abundância de víveres), e disse de si para si “fique tranqüilo, relaxe, você tem recursos para lhe sustentar por muitos anos”. Porém, Jesus conclui o relato dizendo: “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” (Lc. 12:20,21); e ainda Tiago em sua carta assevera: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tg. 4:13-15, negrito acrescentado).

Passo a narrar-lhes dois casos que presenciei no distrito de Santa Rita-PB. O primeiro aconteceu em 2007, Maria (pseudônimo) recebeu estudos bíblicos de algumas irmãs da Igreja Central deste distrito e resolveu ser batizada, fui a sua casa, marcamos a data do batismo e tudo estava bem. Dona Maria, porém, era uma pessoa doente e passou mal, tendo que ir ao hospital. Ficou internada por alguns dias e infelizmente, poucos dias antes de seu batismo, chegou a óbito. O que quero destacar desta experiência é que ela tomou a decisão na hora certa, selando a sua vida com Cristo, poucos dias depois de aceitar plenamente a Jesus como seu salvador ela morreu.

O segundo é de uma Jovem que participou de uma conferência evangelística realizada em Santa Rita em 2008, ia quase todas as noites e recebia estudo em sua casa, na hora de dizer sim para Jesus ela e sua mãe disseram que não estavam preparadas e não se decidiram, ela ainda foi à Igreja alguns dias, mas depois parou. Três meses depois disto ela estava em sua casa, assistindo TV, quando ocorreu um tiroteio e saiu para ver, foi baleada, na hora não percebeu, e entrou em sua casa. Depois começou a sentir uma forte dor, foi levada ao hospital, mas não resistiu. O que quero destacar desta história é que ela teve a chance e aceitar a Jesus, mas deixou para depois e não teve mais essa chance.

Não estou querendo dizer que se não aceitarmos a Jesus iremos morrer logo, mas que nós não temos controle sobre nossa vida e não sabemos o que nos acontecerá daqui a 1 minuto. Por isso somos convidados, e com urgência, a aceitar Jesus como salvador e Senhor.

2. Podemos desfrutar de um pedacinho do céu aqui na Terra – Deus deseja que tenhamos vida e vida em abundância (Jo. 10:10). Porque a vida que temos neste mundo, mesmo que tenhamos toda riqueza e conforto, é uma vida marcada de sofrimento e desesperança. Estamos à mercê de toda e qualquer calamidade, todo e qualquer fenômeno da natureza, enfim de tudo. Mas nosso Deus e Pai nos promete algo melhor já aqui – paz (Jesus disse que nos daria paz, paz que o mundo não conhece), mesmo nos momentos mais difíceis; amor, esperança verdadeira e etc.

Com Jesus podemos passar por toda e qualquer situação, mesmo que seja a morte, e ainda assim ter paz e esperança. Por isso Deus anseia que nós o aceitemos ele quer mudar nossa vida e já.
Você caro leitor pode ainda não ter aceitado a Jesus como general, então ouça o Seu convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt. 11:28-30). Não importa o que você tenha feito ou esteja fazendo Ele te ama e te chama (não significa que ele aprove nossos maus atos, mas que Deus nos aceita de qualquer jeito e depois Faz a Sua obra em nós).

Agora se você fez um dia profissão pública de seguir a Deus, mas sente que em sua vida existem algumas coisas que não O agradam, decida ser 100% Jesus. Irmão (ã) querido (a) Jesus breve virá e o que será de você? Hoje, enquanto estamos com vida e plena consciência, é que temos que decidir seguir-Lo! Não deixe que nenhum pecado secreto lhe aparte do nosso Grande Amigo e Salvador, Ele deseja mudar sua vida também. Busque a Deus em primeiro lugar, faça dEle seu Companheiro, seu Confidente, seu Ajudador.

Hoje é dia de decisão - Escolham a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário