31/05/2009

Afirmações e Negações quanto ao Dom de Profecia


O DOM PROFÉTICO*

Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é um sinal de identificação da Igreja remanescente, e foi manifestado no ministério de Ellen White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autoritativa fonte de verdade que provê conforto, orientação, instrução e correção para a Igreja. Ela também torna clara que a Bíblia é o padrão pelo qual todo ensino e experiência devem ser testados. Apoio para isto é encontrado nas seguintes passagens bíblicas: Joel 2:28-29; At 2:14-21; Hb 1:1-3; Ap 12:17; 19:10.

As seguintes afirmações e negativas procuram responder a questões suscitadas acerca da inspiração e autoridade dos escritos de Ellen White, e sua relação com a Bíblia. Esses esclarecimentos devem ser tomados em conjunto. Eles são uma tentativa de expressar o atual entendimento dos Adventistas do 7º Dia. Essas afirmações não devem ser entendidas como substitutas de parte ou do todo das doutrinas acerca do dom de profecia.

Afirmações:

1. Nós cremos que a Escritura é a Palavra de Deus, divinamente revelada, e é inspirada pelo Espírito Santo.
2. Nós cremos que o cânon da Escritura é composto somente de 66 livros do Antigo e Novo Testamento.
3. Nós cremos que a Escritura é o fundamento da fé e autoridade final em todos os assuntos de doutrina e prática.
4. Nós cremos que a Escritura é a Palavra de Deus em linguagem humana.
5. Nós cremos que a Escritura ensina que o dom de profecia será manifestado na Igreja Cristã depois dos tempos do Novo Testamento.
6. Nós cremos que o ministério e escritos de Ellen White foram uma manifestação do dom de profecia.
7. Nós cremos que Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo, e que seus escritos, produto dessa inspiração, são aplicáveis e autoritativos especialmente para os Adventistas do 7º Dia.
8. Nós cremos que o propósito dos escritos de Ellen White inclui orientação no entendimento dos ensinos da Escritura e na aplicação desses ensinos, com urgência profética para a vida espiritual e moral.
9. Nós cremos que a aceitação do dom profético de Ellen White é importante para o fortalecimento e unidade da Igreja Adventista do 7º Dia.
10. Nós cremos que o uso de fontes literárias e assistentes, feitos por Ellen White, encontra paralelo em alguns dos escritos da Bíblia.

Negações:

1. Nós não cremos que a qualidade ou grau de inspiração nos escritos de Ellen White seja diferente das Escrituras.
2. Nós não cremos que os escritos de Ellen White são uma adição ao cânon da Escritura.
3. Nós não cremos que os escritos de Ellen White funcionem como fundamento e autoridade final da fé cristã, como o é a Escritura.
4. Nós não cremos que os escritos de Ellen White possam ser usados como base de doutrina.
5. Nós não cremos que o estudo dos escritos de Ellen White possa ser usado para substituir o estudo da Bíblia.
6. Nós não cremos que a Escritura possa ser entendida somente através dos escritos de Ellen White.
7. Nós não cremos que os escritos de Ellen White esgotam o significado da Escritura.
8. Nós não cremos que os escritos de Ellen White são essenciais para a proclamação das verdades da Escritura para a sociedade em geral.
9. Nós não cremos que os escritos de Ellen White são o produto de mera piedade cristã.
10. Nós não cremos que o uso de fontes e assistentes por Ellen White neguem a inspiração dos seus escritos.

Concluímos, portanto, que o correto entendimento da inspiração e autoridade dos escritos de Ellen White evitará dois extremos:
1) Considerar estes escritos como funcionando em um nível canônico idêntico com a Escritura, ou 2) Considera-los como literatura cristã comum.

* Tradução (feita pelo DEDUC do Salt-Iaene) do material encontrado no site oficial do White Estate (www.whiteestate.org).

Um comentário:

  1. JESUS TAMBEM FOI UM PROFETA

    Mateus 26, 67-68: “Então, cuspiram no seu rosto e cobriram-no de socos. Outros lhe davam bordoadas. E lhe diziam: "Mostra que és profeta, ó Cristo, advinha quem foi que te bateu? "

    João 7, 40: Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o Profeta.

    João 9, 17: Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta

    Lucas 24, 19: E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;

    O PRÓPRIO JESUS SE DIZIA UM PROFETA

    Lucas 13, 33: Importa, porém, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém.

    Marcos 6, 4-5: “Mas Jesus lhes dizia:" Um profeta só deixa de ser honrado em sua pátria, em sua casa e entre seus parentes. E não podia ali fazer milagre algum".

    ASSIM SENDO DEVEMOS CONCLUIR QUE CRISTO FOI O MAIOR DE TODOS ESSES PROFETAS

    ResponderExcluir