20/02/2011
PASSOS NA ELABORAÇÃO DE UMA MENSAGEM EXPOSITIVA -II
II. A DEFINIÇÃO DOS PARÁGRAFOS DA PREGAÇÃO
(1) Leia os títulos dos parágrafos escolhidos pelos publicadores de sua Bíblia. Copie-os no lado esquerdo de uma folha de anotações, mostrando quais versículos são abrangidos. Por exemplo, eu abro minha Bíblia na versão de Almeida Revista e Atualizada, na Epístola aos Filipenses, e coloco o seguinte em minha folha de anotações:
Parágrafos e títulos extraídos da Bíblia:
1. Ações de graça e súplicas em favor dos filipenses (1.3-11)
2. A situação do apóstolo contribui para o progresso do evangelho (1.12-26)
3. A unidade cristã na luta (1.27-30)
4. Exortação ao amor fraternal e a humildade (2.1-4)
5. O exemplo de Cristo na humilhação (2.5-11)
6. O desenvolvimento da salvação (2.12-18)
7. Paulo e seus companheiros Timóteo e Epafrodito (2.19-30)
8. A exortação referente a alegria cristã (3.1)
9. O aviso contra os falsos mestres (3.2-11)
10. A soberana vocação (3.12-16)
11. Os inimigos da cruz de Cristo (3.17-4.1)
12. Apelo de Paulo para Evódia e Síntique. Regozijo e oração (4.2-7)
13. O em que pensar (4.8, 9)
14. A gratidão de Paulo para com os filipenses (4.10-20).
(2) Tendo em mãos a folha de anotações, leia em atitude de devoção cada parágrafo, parando depois de cada um para escrever no lado direito da folha a idéia ou assunto principal do parágrafo. Deve ser algo mais ou menos assim:
Parágrafos e títulos extraídos da Bíblia: 1. Ações de graça e súplicas em favor dos filipenses (1.3-11) 2. A situação do apóstolo contribui para o progresso do evangelho (1.12-26) 3. A unidade cristã na luta (1.27-30) 4. Exortação ao amor fraternal e à humildade – (2.1-4) 5. O exemplo de Cristo na humilhação (2.5-11) 6. O desenvolvimento da salvação (2.12- 18) 7. Paulo e seus companheiros Timóteo e Epafrodito (2.19-30) 8. A exortação referente à alegria cristã (3.1) 9. O aviso contra os falsos mestres (3.2-11) 10. A soberana vocação (3.12-16) 11. Os inimigos da cruz de Cristo (3.17- 4.1) 12. Apelo de Paulo para Evódia e Síntique – Regozijo e oração (4.2-7) 13. O em que pensar (4.8, 9) 14. A gratidão de Paulo para com os filipenses – (4.10-20) Alterações nos parágrafos 1 Amor e intercessão 2A incomparável soberania de Deus 3Inalterado 4Inalterado 5Serviço voluntário à semelhança de Cristo 6Refletindo a glória de Deus 7Servos semelhantes a Cristo 8 Inalterado 9Idolatria evangélica 10Crescimento espiritual contínuo 11Inalterado 12O senhorio de Cristo na vida diária 13Inalterado 14O segredo do contentamento
Assim, o pregador lê, compara e, algumas vezes, modifica os títulos apresentados em muitas Bíblias. É desnecessário dizer que este exercício não deve ser feito na mesma semana em que será pregado o primeiro sermão (principalmente se for escolhido um dos livros grandes do Antigo Testamento para a série de exposições).
Warren Wiersbe. Em suas exposições da carta aos filipenses ele descobriu que a palavra mente aparece 10 vezes e pensar ocorre 5 vezes. Acrescente-se a isto 1 referência a lembrar-se e 16 referências em 4 capítulos que focalizam a mente do cristão (Wiersbe 1985, 15). Com esta visão geral, Wiersbe está apto para fazer uma série coerente, cujo esboço, segundo penso, irá ilustrar claramente este assunto:
FILIPENSES – A mente cristã alegre
I. A MENTE COERENTE – Capítulo 1
Alegria, apesar das circunstâncias Versículo chave: 1.21
1. A comunhão do evangelho – 1.1-11
2. O avanço do evangelho – 1.12-26
3. A fé do evangelho – 1.27-30
II. A MENTE SUBMISSA – Capítulo 2
Alegria, apesar das pessoas Versículo chave: 2.3
1. O exemplo de Cristo – 2.1-11
2. O exemplo de Paulo – 2.12-18
3. O exemplo de Timóteo – 2.19-24
4. O exemplo de Epafrodito – 2.25-30
III. A MENTE ESPIRITUAL – Capítulo 3
Alegria, apesar das coisas Versículos chaves: 3.19, 20
1. O passado de Paulo – 3.1-11
2. O presente de Paulo – 3.12-16
3. O futuro de Paulo – 3.17-21
IV. A MENTE SEGURA – Capítulo 4
Alegria que vence a preocupação
Versículos chaves: 4.6, 7
l. A paz de Deus – 4.1-9
2. O poder de Deus – 4.10-13
3. A provisão de Deus – 4.14-23 (Wiersbe 1985, 25)
PASSOS NA ELABORAÇÃO DE UMA MENSAGEM EXPOSITIVA - I
Esta postagem e as próximas formam um Esboço técnico de como fazer um sermão expositivo preparado pelo Pr. Vamberto Marinho, baseado no livro: “Prega a Palavra – Karl Lachler”.
Portanto junte as informações destas mensagens e mão à obra.
I. ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL
I. O AUTOR DO LIVRO
1. Quem é o autor (significado de seu nome)?
2. há provas internas ou externas de autoria (veja 1 Coríntios 16.21)?
3. Quais os outros livros que ele escreveu?
4. Quais os outros livros que mencionam seu nome ou feitos?
5. Qual a sua profissão?
6. Que tipo de pessoa ele era (veja Jeremias 1.6)?
II. OS DESTINATÁRIOS DO LIVRO
1. A que grupo racial o livro se dirige (judeus, gentios)?
2. Qual a perspectiva religiosa deles?
3. Que palavra(s) é (são) usada(s) para caracterizá-los?
4. Qual era a posição social deles (pobreza, nobreza)?
5. Quem eram seus Ideares?
6. De que eles viviam (agricultura etc.)?
III. A DATA E A ÉPOCA DO LIVRO
1. Em que ano o livro foi escrito?
2. Que guerra, ação inimiga ou catástrofe natural ameaçava ou aconteceu?
3. Que líder secular dominava o cenário político?
IV. O CONTEXTO GEOGRÁFICO DO LIVRO
1. Quais países e cidades se destacam no livro? Que locais específicos são enfatizados?
2. Que rio(s), montanha(s) ou planície(s) forma(m) o palco onde Deus atua para se revelar?
V. AS CONFIRMAÇÕES ARQUEOLÓGICAS DO LIVRO
Quais objetos ou inscrições arqueológicas confirmam os eventos e/ou personagens do livro?
VI. O CENÁRIO CULTURAL DO LIVRO
1. Quais superstições, tabus ou elementos de magia aparecem?
2. Qual o valor conferido a família?
3. Quais costumes aparecem quanto a alimentação, vestuário, comércio, guerra, religião, idioma etc.?
4. Qual o código ético/moral demonstrado?
VII. O TEMA TEOLÓGICO DO LIVRO
1. Qual o assunto geral do livro (salvação, santificação, julgamento)?
2. Que frase ou combinação de palavras se repete; que tema isto sugere para o livro?
3. Segundo os livros técnicos, qual seu tema?
MATERIAL NECESSÁRIO PARA ESTE PASSO: Concordância, Enciclopédias da Bíblia, Dicionários Bíblicos, Livros sobre a vida dos tempos bíblicos, Introdução do A.T. e do N.T., Comentários bíblicos. Além de fazer isto é mister gastar tempo lendo o livro que será exposto.
COMENDO A PALAVRA
“Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração...” Jr. 15: 16 (ARA).
Não sei se você gosta de pássaros ? Ou conhece o Pica-pau-rei (Campephilus robustus)? Esta ave também é conhecida como pica-pau-soldado e pica-pau-de- cabeça-vermelha, ele é o maior pica-pau brasileiro. A sua refeição preferida são as larvas dos insetos, principalmente besouros encontrados sob a madeira das árvores. Ao encontrar um ponto no tronco que promete ter alimento, o pica-pau-rei começa a martelar fortemente, furando ou lascando a casca para poder explorar o buraco feito por ele. As violentas pancadas com seu bico pontiagudo parecem os golpes de um machado e fazem com que os insetos saiam do buraco.
O verso para nossa meditação fala de comer as palavras ( Palavra de Deus), na verdade essa expressão “ comer as palavras” trata-se de uma Metáfora que significa que o profeta iria estudá-las profundamente, iria analisá-las cuidadosamente. Isso requer tempo e é trabalhoso, mas nós vemos qual o resultado de tal estudo : “ gozo e alegria para o coração”. Muita coisa boa na vida é obtida pelo meio do esforço, por exemplo : se temos que limpar e organizar um local para um acampamento, depois ainda ter que armar as barracas e fazer a fogueira para nos acomodarmos melhor, vamos ser honestos, por mais que sejamos habilidosos isso pede um tempo para ser realizado, porém quando tudo está pronto é uma satisfação e alegria. Do mesmo modo é com o estudo da Bíblia; para realmente conseguirmos aquecer nossos corações com o calor de Cristo “ a luz do mundo” devemos ter um plano diário de estudo da Palavra de nosso Pai do céu e com ele gastar tempo.
O pica-pau-rei nos ensina três lições básicas: 1) Para termos uma alimentação bíblica que realmente vá suprir as nossas necessidades espirituais devemos ir além da casca das árvores ( ou seja, estudar a Bíblia indo além da superfícied do texo, procurar “tesouros escondidos” nas Escrituras); 2) Para fazermos isso devemos ter um tempo e esforço, o pica-pau tem que bater forte para que a casca fure e o alimento saia, igualmente nós, os pesquisadores da Bíblia, devemos gastar tempo para podermos entender as suas partes difíceis e tirar coisas novas das passagens aparentemente já compreendidas;3) como o pica-pau a maioria de nós não deixamos de comer um dia sequer e várias vezes (pelo menos 2), também devemos dedicar períodos do dia para nos alimentarmos da palavra de Deus.
Claro que ao estudarmos a Bíblia devemos pedir a orientação e guia do Senhor Espírito Santo, mas gostaria de destacar nesta meditação a parte humana no processo.
Que possamos seguir o exemplo de diligência e empenho do Pica-pau-rei e sermos estudiosos inteligentes do livro do Senhor, alimentando-se todo dia com esforço das Escrituras Sagradas e seremos ricamente abençoados. Amém.
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