Pelo Pr. Marcelo Devai Martins
Introdução
Visando um melhor preparo de seus escritos, Ellen White usou de assistentes, ou secretários, na edição de seus livros e artigos. Durante toda a historia pessoas de vários lugares e origens, reivindicam a autenticidade dos mesmos por acreditarem que tal atitude desvalia a escrita, outros crêem que os assistentes modificaram os escritos. Entre os livros da bíblia também são encontrados exemplos de assistentes, literários ou pessoais, que tiveram um papel especial na organização do que é hoje as Escrituras Sagradas.Portanto, por meio deste artigo procurar-se-á auxiliar na compreensão do uso de assistentes por Ellen White, comprovar sua importância para a escritora quanto para seus escritos.
Será apresentado uma relação da presença de assistentes nas Escrituras como um meio de auxilio a pregação do evangelho sendo que, principalmente na bíblia, diversos assistentes tiveram , alem do apoio a personagens, a tarefa de propagar as suas mensagens após sua morte.
Assistentes na Bíblia
Diversas são as citações e referencias bíblicas ao uso de assistentes, vários profetas utilizaram de tal artifício para a boa condução de seu ministério. O próprio Jesus, escolheu "doze discípulos" que Dele aprenderam seus ensinos para que após sua morte, viessem a praticar tudo o que lhes ensinara.Antigo Testamento
O profeta Jeremias explicou a maneira como utilizava Baruque como seu assistente de redação. "Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Neemias, e escreveu Baruque, no rolo dum livro, enquanto Jeremias lhas ditava, todas as palavras que o Senhor lhe havia falado". Jr. 36 verso 4. Nos versos 17 e 18 do mesmo capitulo, foi registrado um dialogo entre os oficiais do rei e Baruque onde ele afirma que o profeta ditava-lhe " pessoalmente todas as palavras" e ele as escrevia.
Outro exemplo bíblico é o do profeta Eliseu que serviu a Elias como um criado, mas que após a morte do profeta, passou a substituí-lo.
Não foi grande a obra de início requerida de Eliseu; deveres comuns ainda constituíam sua disciplina. É dito dele que derramava água nas mãos de Elias, seu mestre. Ele estava disposto a fazer o que fosse que o Senhor ordenasse, e a cada passo aprendia lições de humildade e serviço. Como assistente pessoal do profeta, ele continuou a provar-se fiel nas pequenas coisas, enquanto com diário fortalecimento de propósito devotava-se à missão apontada por Deus . [1]
Novo Testamento
Os discípulos foram selecionados por Jesus para aprenderem com ele e após sua morte compartilhariam o que aprenderam com os demais. Mateus, Marcos, Lucas e João foram os que compartilharam, de forma especial, na preparação escrita de Sua historia para as nações a por vir. [2]
"A vocação de Mateus para ser um dos discípulos de Cristo, despertou grande indignação. Que um mestre de religião escolhesse um publicano como um de seus imediatos assistentes, era uma ofensa contra os costumes religiosos, sociais e nacionais. Procurando estimular os preconceitos do povo, os fariseus esperavam voltar a corrente dos sentimentos populares contra Jesus". [3]
O apostolo Paulo precisou da ajuda de assistentes enquanto estava em Roma, entre eles havia muitos de seus anteriores companheiros. Lucas, "o médico amado" (Cl. 4:14), que o tinha assistido em sua viagem a Jerusalém, durante os dois anos de sua prisão em Cesaréia, e em sua perigosa viagem a Roma, com ele. Timóteo também ministrava para o seu conforto. Tíquico, um "irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor" (Cl. 4:7), permaneceu firme ao lado do apóstolo. Demas e Marcos também estavam com ele. Aristarco e Epafras eram seus companheiros de prisão. Cl. 4:7-14. [4]
A segunda carta de Pedro difere tanto da segunda que alguns críticos sugeriram ser uma fraude. A intriga é em razão de a primeira carta ter sido escrita em grego elegante, sinal de que foi escrita por um assistente, talvez tenha sido Silvano I Pd. 5:12, pois a linguagem materno de Pedro era o aramaico.
Pedro podia muito bem ter ele mesmo escrito um livro em grego (II Pd ?) e expresso seu pensamento em aramaico a um assistente que tivesse mais experiência de redigir em grego (I Pd). Esse assistente podia então ter registrado as idéias de Pedro em seu estilo, efetuando depois as alterações sugeridas por Pedro. [5]
Allan McRae observou: "Não podemos descartar a idéia de que um escritor possa, ocasionalmente, haver transmitido a um assistente a idéia geral do que ele queria, dizendo-lhe para colocar isso na forma escrita". [6]Os livros do Evangelho de João e Apocalipse possuem estilos literários dessemelhantes. O livro de Apocalipse foi construído numa estrutura grego "frouxa", [7] enquanto o Evangelho de João se conforma aos padrões literários clássicos.
O Comentário Bíblico Adventista crê ser aceitável a diferença lingüística entre Apocalipse, que teria sido escrito em Patmos por João, e o Evangelho, escrito com a assistência de um ou mais correligionários em Éfeso. [8]
Assistentes de Ellen White
Os auxiliares foram de fundamental importância para Ellen White, a quantidade complixibilidade do assuntos por ela abordados exigiu cuidados especiais na organização das idéias e na compilação de seus artigos.
À medida que a obra aumentou, outros me auxiliaram no preparo da matéria para publicação. Depois da morte de meu marido, juntaram-se a mim fiéis auxiliares, que trabalharam infatigavelmente em copiar os testemunhos e preparar os artigos para serem publicados. [9]
Tiago White foi o primeiro a auxiliá-la desempenhando o papel de "ajudador e conselheiro". [10] Sua função ia alem de simples conselheiro chegando a corrigir os erros gramaticais e a eliminação das repetições desnecessárias. [11]Em determinado momento em que seu esposo estava doente, não podendo ajudá-la, Ellen White negou-se a escrever suas cartas alegando falta de capacidade.
Meu marido está muito fraco para ajudar-me a prepará-los para o prelo, portanto não lidarei mais com eles no presente. ... Não posso preparar meus próprios escritos para o prelo. Não escreverei mais até que possa fazer isso. Não é meu dever sobrecarregar a outros com os meus manuscritos. [12]
O filho de Ellen White, William (Guilherme), esteve intimamente ligado a ela na produção de seus livros depois de 1881, o ano em que faleceu Tiago White. Em diversas ocasiões ele escreveu algo de seu profundo conhecimento da obra de sua mãe na produção de livros. [13]
E primeira estância, A Sr. Ellen White recebeu o apoio da sua sobrinha, em 1876, e a partir de 1879 de Mariana Davis. Ellen White enviou uma carta a ela no dia 22 de agosto de 1875, sendo que quatro anos após, em 1879 a Srta. Mariana Davis, se uniu ao corpo de obreiros da Sra. White e com ela se associou na obra na América do Norte, Europa e Austrália por vinte e cinco anos, contraiu tuberculose em 1903, e pouco mais de um ano depois encerrou a obra de sua vida.
A Srta. Davis era uma assistente literária muito fiel e de confiança, muito amada pela Sra. White que sempre lhe demonstrou preocupação e afeto. Houve um fato na juventude de Mariana em que foi preciso ser advertida por Ellen, ela estava se envolvendo com um jovem que não aceitava a Jesus. [14]
Ellen amava tanto sua assistente que ao Mariana contrair tuberculose, vendo seu triste caso, exclamou "Enquanto tu e eu vivermos, meu lar será o teu lar". [15] Ela afirma que a doença é por "dedicação ao trabalho, Ela sente a intensidade dele como sendo uma realidade, e nós duas assumimos o encargo de fazer com que cada parágrafo estivesse em seu devido lugar e cumprisse a parte que lhe corresponde." [16]
Ela foi a principal obreira na organização dos assuntos de seus livros. Sempre prezou os escritos como algo "sagrado colocado em suas mãos, e muitas vezes relatava que conforto e bênção recebia na realização desse trabalho". [17] Podeis compreender, portanto, que Mariana constitui valiosíssimo auxílio para ela na publicação de seus livros. Sua preocupação e esforço demonstravam a atuação do Espírito Santo em sua vida. Sua função era de grande responsabilidade, mantinha-se atenta e perseverante a cada desafio a frente.
Houve Mudança por parte dos assistentes?
Mariana Davis não modificou qualquer parte dos escritos que tenha comprometido a sua idéia. Ela é chamada de "minha compiladora de livros" por Ellen White, "Os livros não são produções de Mariana, porém minhas, tirados de todos os meus escritos". [18]
Vários comentaristas defendem a idéia de que tais assistentes tenham modificado algum escrito, mas estas afirmações não passam de especulações as quais a própria autora contexta.
As notícias que têm circulado, porém, de que qualquer de minhas auxiliares tenha permissão de acrescentar matéria ou mudar o sentido das mensagens que escrevo, não são reais. [19] Vistes as minhas copistas. Elas não modificam minha linguagem. Ela permanece assim como escrevo. [20]
Ellen White afirma ler do princípio ao fim tudo que é copiado, para ter certeza de que tudo esteja como deve estar. "Leio todos os originais dos livros antes de serem enviados para o prelo." [21]
Certa ocasião quando Ellen White estava doente, ela resumiu seus pensamentos Mariana Davis e esta os escreveu em uma carta a Urias Smith e George tenny. A Sr. White assinou a carta. [22]
Conclusão
As obra de Ellen White estão no campo desde 1845. Desde então, sempre tem labutado com a pena e a voz. Através de seus escritos tem levado pessoas a compreenderem e a amarem mais a Jesus. Para que sua mensagem alcançassem a todos, precisou do auxilio de assistentes que foram iluminados por Deus a compilarem e organizarem os seus escritos. Como visto, tal ato não vai de encontro com as Sagradas Escrituras pois a própria bíblia usou de tal artifício.
Por meio deste trabalho procurou-se apresentar os dizeres de Ellen White quando foi interrogada sobre a presença de assistentes na produção de seus escritos. Expressar a normalidade em possuir secretários, ao ponto de definir-se ter sido da vontade de Deus que isso se concretiza-se para o aperfeiçoamento da proclamação de sua breve vinda.
[1] WHITE, Profetas e Reis, 222p.
[2] Na oração de Jesus relatada no capitulo 17 do livro de João, aparece o pedido a Deus Pai para que seus discípulos e por “aqueles que crerão por intermédio deles” venham a ter a forca necessária para vencer, verso 20.
[3] WHITE, Desejado de Todas as Nações, 273.
[4] WHITE, Atos Apóstolos 454.
[5] “The Ups and Downs of Higher Cristicism”, revista Cristianty Today, 10 de Outobro de 1980. 34p.
[6] DOUGLASS, Herbert, Mensageira do Senhor, 2001, 15p.
[7] “Estrutura sintética em que a oração principal vem primeiro, fazendo o pensamento se completar antes do fim, sem circuito de palavras”. Mensageira do Senhor, 541p.
[8] SDABC, 7 vol. 720p.
[9] WHITE, Mensagens Escolhidas (ME), 3 vol., 89.
[10] Carta 225, 1906.
[11] ME 3 vol., 89
[12] Manuscrito 3, 1873., Diário, 10 de janeiro de 1873.
[13] Depositários do Patrimônio Literário White, ME, 3 vol., 88 p.
[14] Ele não possui postura crista, ela acrescenta que ele vivia “ zombando da igreja e das coisas sagradas”. apesar de sua família ser adventista. Carta as Jovens Namorados, 52p. A repreensão esta relatada na carta a ela enviada no dia 22 de Outubro de 1875- a carta é comentada no segundo parágrafo.
[15] Ellen estava em viagem e escreveu a sua assistente no dia 24 de agosto de 1904 expressando sua angustia em fazer grandes viagens e de saber que sua ‘amiga’ estava doença. ME, 2 vol., 251p.
[16] Manuscrito 95, 1904, ME 3 vol., 93p.
[17] Manuscrito 146, 1904.
[18] “Ela realiza seu trabalho desta maneira: Toma meus artigos que são publicados nas revistas e cola-os em livros em branco. Também possui uma cópia de todas as cartas que escrevo. Ao preparar um capítulo para um livro, Mariana se lembra de que eu escrevi alguma coisa sobre esse ponto especial, que talvez torne o assunto mais convincente. Ela começa a procurá-lo, e se, ao encontrá-lo, percebe que isso tornará o capítulo mais claro, acrescenta-o a ele.” ME, 3 vol., 91p.
[19] Carta 225, 1906, publicada em 1913 em Writing and Sending Out of the Testimonies for the Church, pág. 4.
[20] ME, 3 vol., 90p.
[21] Carta 133, 1902.publicada no livro ME., 3 vol., 91p.
[22] Carta 96, 1896, de Junho de 1896.