10/09/2011

O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS


  
Material preparado pelos pastores: YURE GARCIA; HERBERT CLEBER e RAIMUNDO NONATO


Introdução

De todos os dons espirituais registrados nas Sagradas Escrituras, o Dom de Línguas tem sido um dos mais estudados e debatidos ao longo dos séculos. Tanto no contexto acadêmico como no âmbito da igreja local, este assunto sempre é alvo de polêmica, principalmente entre a comunidade laica cristã. De forma geral, há um consenso com relação à existência e validade deste dom ainda em nossos dias. Contudo, o cerne da discussão reside em basicamente duas problemáticas hermenêuticas: 1) como este dom se manifesta na vida dos crentes; e 2) se a manifestação deste dom deve ser considerada pelos cristãos como o sinal evidente e necessário do batismo no Espírito Santo 
Os movimentos conhecidos pelos nomes de Renovação ou Reavivamento Carismático, Pentecostalismo, Nova Penetração ou ainda Movimento Moderno de Línguas, são os principais grupos que advogam o suposto falar em “línguas estranhas” como estando associado inseparavelmente ao batismo do Espírito Santo. Esta doutrina tem arrebanhado muitos simpatizantes no catolicismo romano, nas denominações protestantes históricas, inclusive infiltrando-se sorrateiramente no seio da própria Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD).
O texto de 1 Coríntios capítulos 12-14 é de extrema relevância para que se realize um estudo exegético coerente e elucidativo do assunto em pauta. O presente trabalho tem como objetivo central, esclarecer a posição bíblica sobre o verdadeiro dom de línguas, a sua função prática na igreja contemporânea e sua pseudo-relação com o batismo do Espírito Santo. Esta breve monografia fará uso de léxicos, concordâncias, comentários bíblicos, fontes virtuais e outras obras de cunho teológico amplamente aceitas pela academia em geral.
Perícope
A perícope em que a porção escriturística analisada está inserida começa no verso um do capítulo 12 da primeira epístola aos coríntios com as seguintes palavras introduzindo o assunto: “Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes”, denotando o início de uma nova porção. O fim da perícope é encontrado no verso quarenta do capítulo 14, pois o verso posterior (1Co 15:1), Paulo escreve: “Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei...” introduzindo assim um novo assunto, demonstrando claramente que uma nova perícope teve início. 
O Que é o Dom de Variedade de Línguas
Segundo o conceito bíblico, o verdadeiro "Dom de Línguas", (ou glossolália) é a faculdade sobrenatural de falar em línguas estrangeiras sem tê-las aprendido previamente (I Co 14:11, 21). Consiste, portanto, em se expressar em formas definidas de linguagem peculiares a povos e nações deste mundo.
Ao contrário, os adeptos dos movimentos já citados anteriormente, pretendem que o dom de línguas consiste no balbuciar desconexo de uma espécie de palavras e sons incoerentes e sem sentido, proferidas em estado de êxtase espiritual, como se fossem línguas estranhas, misteriosas e completamente desconhecidas pelos homens, somente inteligíveis, segundo eles, por quem esteja carismaticamente preparado para sua interpretação. Partindo de falsos conceitos da doutrina bíblica sobre o assunto, os seus adeptos, incitam os crentes a procurarem essa experiência por todos os meios. Em conseqüência, as reuniões que promovem geralmente são caracterizadas por um aparente e ruidoso fervor espiritual, motivados pelo desejo de participarem de novas e excitantes experiências religiosas.
Localização do Texto e Análise das Versões
O assunto geral dos dons espirituais é mencionado pela primeira vez pelo apóstolo Paulo em Romanos 12, mas é discutido em maiores detalhes em 1 Coríntios 14. Um grande número de cristãos hoje desconhecem as razões específicas para Paulo escrever à igreja dos coríntios.
Convém observar que em certas edições da Bíblia na versão Almeida, consta a expressão imprópria “língua estranha”, por infeliz inserção do adjetivo "estranhas" feita pelos tradutores. Nota-se, porém que esta palavra está impressa em tipo diferente (itálico), para significar que ela não se acha no texto grego original. Em edições mais recentes, da mesma versão, esta palavra foi suprimida, sendo a expressão corrigida para "outras línguas". Consultem At 2:1-13; I Co 12:10, 28; 14:6-11, 18, 21.
Contexto Histórico, Político, Cultural
Para uma compreensão adequada dos textos em análise, faz-se necessário um estudo do seu contexto imediato (específico) e geral. Somente com este background, tornar-se-á possível a solução das principais dificuldades hermenêuticas das passagens pesquisadas.
Corinto era a capital da província romana da Acaia (Grécia), e tornou-se um dos maiores centros comerciais do Mediterrâneo, especialmente pelas condições de seu porto. Era uma cidade que se destacava também pela sua cultura cosmopolita, abrigando pessoas de culturas e tradições religiosas variadas. Um exemplo disto é o templo de Afrodite, a deusa da sensualidade.
Corinto era, sem dúvida, a igreja mais carnal mencionada na Palavra de Deus e precisou de pelo menos duas epístolas (alguns eruditos dizem que teriam sido três) de Paulo para corrigir seus erros! Mas, a despeito da sua carnalidade e abusos, o Espírito Santo tinha abençoado aqueles irmãos em uma tal medida que Paulo disse, "de maneira que nenhum dom vos falta." [1 Co 1:7]. Em outras palavras, eles tinham tantos dons quanto qualquer outra igreja daqueles dias. E, ao estudarmos atentamente o que Paulo teve a lhes dizer, torna-se prontamente aparente que muitos eram culpados de terem usado de forma inapropriada seus dons específicos - especialmente o dom das línguas. O fato da carnalidade deles é firmemente estabelecido no capítulo 3, em que lemos:
"E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis,nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?" [1 Co 3:1-3]

Portanto, vemos que toda essa epístola foi necessária devido aos excessos carnais por parte da igreja dos coríntios e é "leite" espiritual, em vez de "carne", ou alimento sólido.
No capítulo 12, Paulo começa a expor o assunto dos dons espirituais e, nessa exposição, enfatiza repetidamente (pois as crianças precisam da repetição para aprender de forma adequada) que o maior de todos os dons é a capacidade dada pelo Espírito Santo para a pregação da Palavra (capítulo 14, verso 5 - a ser discutido em detalhes posteriormente). Então, começando no verso 7 do capítulo 12, ele relaciona os dons em termos gerais e cada vez que faz isso, é sempre na ordem decrescente de sua importância relativa. Portanto, vamos começar com o verso 6 para colocar tudo em seu devido contexto:
"E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." [1 Co 12:6-11]

Em seguida, Paulo reitera esse mesmo tema a partir do verso 28:
"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente." [1 Co 12:28-31]

Observe que Paulo novamente relaciona esses dons na ordem decrescente de importância, com o verso 31 dizendo claramente que alguns são maiores ou melhores do que outros - com as línguas e sua interpretação sempre citadas no fim. E, no verso 30 ele faz perguntas com relação ao fato se todos na igreja possuíam esses dons - e a construção gramatical no original em grego sugere a resposta negativa em todos os casos. Portanto, aqueles que insistem que todos os crentes precisam exibir o dom das línguas como prova de sua salvação estão redondamente enganados!
A coisa interessante sobre o dom das línguas era que muito freqüentemente, a pessoa que exercia esse dom não compreendia o que estava dizendo! É por isso que Paulo lhes disse para buscarem o dom da interpretação (14:13; citado anteriormente). A palavra "língua" ou "línguas" é no grego glossa (o significado exato é incerto, mas provavelmente refere-se à língua física) e indiretamente refere-se às línguas, como algumas vezes usamos hoje (por exemplo, dizemos: "O português é nossa língua materna"). Isso fica fortemente inferido pelo que encontramos em Atos 2, quando falar em línguas estranhas começou no dia de Pentecostes. Judeus provenientes de muitos países diferentes estavam em Jerusalém por ocasião da festa, e quando Pedro e os outros, sob o controle do Espírito Santos, começaram a pregar para eles em sua própria língua nativa, lemos o seguinte:
"E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?" [Atos 2:7-8]

Portanto, a partir disso, é bem claro que o dom das línguas envolvia a pregação sobrenatural em idioma estrangeiro.
No entanto, muita confusão tem aparecido a respeito dos comentários em 1 Co 14:2 e 14:4 sobre aqueles que falam em línguas não falarem aos homens, mas a Deus - que o dom edifica aquele que o exerce (verso 4) - como se esse dom fosse limitado a algum tipo de êxtase celestial durante a oração do indivíduo a Deus. Uma limitação, ou dualidade de significado, simplesmente não pode ser o caso, pois a mesma palavra grega glossa é usada tanto em Atos 2 quanto em 1 Coríntios. E, como a narrativa em Atos nos diz sem qualquer dúvida que os judeus estrangeiros compreenderam o que estava sendo dito, precisamos buscar alguma outra explicação para essa passagem em particular. Assim, tomado no contexto em que é dada - isto é, Paulo falando aos crentes coríntios sobre a igreja deles - qualquer pessoa que falasse em um idioma estrangeiro para eles não seria compreendida e somente o próprio orador seria edificado. A edificação pessoal tinha um sentido de sarcasmo dirigido àqueles que estavam abusando desse dom. O verso 9 reitera a futilidade de falar sem que a igreja compreendesse e o verso 10 enfatiza o fato que aquilo que é dito constitui língua estranha.
Análise Textual
Glossa

Possui 3 significados:

1.    Órgão da fala - Mc. 7. 33; Lc. 1.64; At. 2.26; Ap. 16.10 

2.    Língua no sentido de idioma, meio normal de comunicação humana - Fl. 2.11; At.2.6; Ap. 5.9; Ap. 7.9; Ap.17.15 

3.    Sentido figurado. “Línguas de fogo”. Contexto de Atos 2.

Para caracterizar que era um simbolismo, é usada a palavra “como” no texto bíblico que antecede a expressão línguas de fogo.
Em nenhum lugar glossa é usada com o sentido que o carismatismo quer empregar em I Co. 14, como uma linguagem inteligível, celestial ou angélica, estática.
Glossa lalein

Significa “falar em línguas”. Esta expressão é encontrada apenas 5                       ocasiões no Novo Testamento. 

a) Mc. 16:17; b) At. 2:4, 6, 8, 11; c) At.10:46; d) 19:16; e) I Co: 12-14

Dessa expressão se originou o termo mais comum e aportuguesado que   é glossolalia, que significa “falar em línguas”.
Teologia Bíblica
Segundo a Bíblia, quando uma pessoa crê em Jesus Cristo para a salvação, naquele mesmo momento ela é "batizada no Espírito Santo" (I Co 12:13; Ef 1:13). O verdadeiro cristão tem o Espírito Santo porque creu e foi chamado (Rm 8:9-11). Não há nenhum período entre a conversão e o recebimento do Espírito Santo. Leia-se ainda I Co 12:3-6; Rm 6:3, 4; Ef 4:1-5; Gl 3:27-29; Cl.2:12.
No momento que ouvimos e cremos na palavra de Deus, fomos selados com o Espírito Santo ( Ef 1:13) e cada crente coloca-se no corpo de Cristo, com um dom que Ele lhe deu para capacitá-lo a funcionar nesse corpo. Isso não depende de experiências visíveis ou de seu subseqüente "revestimento do Espírito" (I Co 12:12-14, 18, 27; Rm 12:4-8; Jo 3:8).
Não há um sinal distintivo, como falar línguas, para evidenciar a presença ou o batismo do Espírito Santo. Exigir evidência física é andar pela "vista" em vez de pela fé. Gl 3:14; Ef 3:17-20; I Jo 3:24; 4:13; Ef 1:13. Os fenômenos de falar línguas estrangeiras, constantes dos relatos bíblicos, destinam-se a marcar o cumprimento de profecias (Jl 2:28, 29) e da promessa de Jesus aos seus discípulos e servir de sinal para os incrédulos da autenticidade de suas mensagens (Jo 14:16, 17, 26; Lc 24:49; I Co 14:21, 22). Não constituem um padrão permanente de experiência a ser procurado pelos cristãos para evidenciar a presença ou o batismo do Espírito Santo, como pretendem os adeptos do movimento moderno de línguas, porquanto os fenômenos relatados no livro de Atos apresentam-se com características diferentes entre si. Assim, eles erram tanto na compreensão da natureza como dos propósitos desse dom. Mt 22:29; II Pe 3:17, 18.
Biblicamente, a certeza da salvação decorre simplesmente de se crer na Palavra de Deus (Jo 1:12; 3:16), do testemunho interior do Espírito Santo (Rm 8:16; Ef 3:14-17) e da vida modificada resultante (Tt 3:5; I Jo 2:4; 3:14; 5:2, 3).
A Bíblia afirma que todos os salvos foram batizados no Espírito Santo (I Co 12:13; Ef 1:13), mas que nem todos falam línguas (I Co 12:30. Há inúmeros exemplos de personagens bíblicos que foram cheios do Espírito Santo e não falaram línguas estrangeiras (Sl 51:11; Is 61:1; Mq 3:8; Lc 1:41; 2:25-27; At 6:5-8; 11:24; etc). O próprio Senhor Jesus Cristo não falou em outros idiomas. Será que Ele não possuía o Espírito Santo?
O Novo Testamento (NT) relata 18 casos de derramamento do Espírito Santo, mas em 14 deles não menciona que o dom de línguas tenha sido concedido. As passagens bíblicas referentes ao revestimento, enchimento ou plenitude do Espírito Santo, que devemos almejar continuamente, não indicam a glossolalia como a sua evidência necessária, mas antes, os “frutos do espírito”, i.e., outros resultados e qualidades espirituais que manifestam e confirmam aquele estado (Ef 5:18-21; 4:11-13; Gl 5:22, 23; I Co 6:11; At 4:31; 5:32; Jo 14:16, 17; 16:13).
Sendo assim, a pretensão do moderno movimento de línguas, de que a glossolália é a evidência do batismo do Espírito Santo deve ser considerada como anti-escriturística.
Haveria ainda outros aspectos a considerar sobre a natureza desses movimentos, porém cremos que os enumerados acima são suficientes para demonstrar que as experiências que eles defendem não podem ser de Deus, porque contrariam os preceitos das Sagradas Escrituras, a nossa única e final autoridade para se determinar a fonte atual de qualquer experiência espiritual.
Teologia Aplicada
É provável que a grande maioria dessas manifestações seja de origem psicológica, motivadas pela intensa excitação dos sentimentos, por um ambiente fortemente emotivo, capazes de atuar em maior grau, de acordo com a estrutura psíquica de cada indivíduo. Há casos em que essas manifestações são artificiais, simuladas por pessoas que apenas querem acompanhar os outros, por questão de prestígio ou de constrangimento. Há ainda a possibilidade do fenômeno ser realizado sob a influência ou possessão demoníaca, conforme admitem os próprios defensores desses movimentos.
Ellen White confirma esta posição ao afirmar que “alguns... têm uma algaravia a qual chamam de língua estranha que é desconhecida não somente pelo homem, mas também pelo Senhor e todo o céu. Tais dons são manufaturados pelos homens e mulheres ajudados pelo enganador. Fanatismo, falso excitamento, falso ensino de línguas e cultos ruidosos têm sido enganados com isto”. I Testemunhos Seletos, 161.
 O crente coloca-se numa posição particularmente vulnerável quando é persuadido a suspender toda a atividade mental e a entregar a sua vontade a uma inteligência invisível, que presume ser o próprio Espírito Santo.
 Línguas Estáticas em Religiões Não-Cristãs
Os carismáticos acreditam que o dom de línguas, e línguas estáticas é uma marca registrada da igreja cristã. Porém, há a existência deste fenômeno dentro de outras religiões não-cristãs.

Foram encontrados exemplos de glossolalia em:

ü  Cerimônias religiosas dos Inut (tribo de esquimós);
ü  No Japão, a glossolalia ocorre em videntes em Hokkaido, Moji e no norte de Honshu, como uma dança religiosa;
ü  Entre os Palaung (Burma);
ü  No culto a zâr (Etiópia);
ü  Em tribos voodoos (Haiti);
ü  Em seitas primitivas na Malásia, Indonésia, Sibéria, China, Coréia, Arábia e especialmente na África;
ü  Dentro das religiões afro-brasileiras como candomblé, macumba e umbanda também evidenciam a presença do fenômeno;
ü  Até mesmo em grupos não religiosos como ateísmo e agnósticos podemos encontrar a glossolalia.

Podemos constatar que este considerado dom do Espírito Santo nada tem a ver com o Espírito Santo. Mas então qual é a origem deste “dom”?

Origem do Fenômeno Glossolálico 


Existem 6 opiniões básicas em relação à origem da glossolalia:

a)    Derivado do Espírito Santo: opinião dos pentecostais, mas sem apoio bíblico;

b)    Derivado de agentes satânicos: opinião que não pode ser descartada, mesmo porque se dá em religiões não cristãs, consideradas pagãs; 

c)    Derivada de um comportamento ensinado e aprendido (natural): esta hipótese também não pode ser descartada. Existem treinos para falar em línguas em muitos movimentos pentecostais; 

d)    Derivado de uma manufatura ou imitação: desde que o crente que fala línguas possui um status superior na igreja, muitos com o desejo de serem valorizados ou como resultado de terem uma vida cristã recomendável, imitam o que outros membros fazem. Muitas vezes o “dom” se manifesta em pessoas que não possuem uma vida cristã totalmente entregue à ação do Espírito Santo; 

e)    Devido à hipnose. Esta, devido a estudos recentes, pode ser rejeitada; 

f)     Derivado de mudanças neuropsicológicas, ou mudança no estado de consciência. Isto se dá através de uma atitude inconsciente ou até de aprendizagem e pode ser acompanhado de outras manifestações físicas, tais como: tremores e respiração alterada. De acordo com pesquisas recentes, esta é a causa considerada principal para se explicar o fenômeno glossolálico. De qualquer forma, este é um exercício perigoso, pois o indivíduo entrega ou abre sua mente para um estado desconhecido. 

Após minuciosos e exaustivos estudos realizados sobre gravações dessa fala atabalhoada, eruditos lingüísticos chegaram à conclusão que ela não tem qualquer base de linguagem, pois não apresentam nenhuma estrutura ou regra gramatical, características de um idioma. Por conseguinte, as chamadas "línguas estranhas" apregoadas pelos modernos glossolalistas como sendo línguas desconhecidas, são apenas uma forma de "fala extática", formada pela emissão confusa e repetida de sílabas e sons em estado de êxtase, porém totalmente desconexos e ininteligíveis (I Co 14:9). Muitas vezes esses fenômenos são acompanhados de gritos, piados, grunhidos, uivos,batidas de pé, tremores, convulsões e outras manifestações físicas anormais e completamente descontroladas, que também não se harmonizam com as normas bíblicas de decência, ordem e autocontrole (I Co 14:28, 30, 32, 33, 40; Gl 5:22, 23).


Avaliação da Experiência Glossolálica


a)    Substituto psicológico em nome do divino;

b)    Experiência passa a ser o critério da verdade e religião;

c)    Como um mecanismo de escape, é apenas temporário, como a bebida e as drogas;

d)    Encorajamento do orgulho espiritual;

             e)    Substituição da fé pela tangibilidade da experiência;
             f)       Possível uso satânico.

BREVE RESUMO DAS CONSIDERAÇÕES
  1. O dom de línguas é um dos dons espirituais distribuídos por Deus na Igreja. I Co.12: 1-31; 14:1-5, 12, 39, 40; Ef 4:7, 8, 11, 12.
  2. Esse dom consiste na capacidade de falar idiomas estrangeiros sem antes tê-los aprendido, concedida por obra e vontade do Espírito Santo. Trata-se, portanto, de falar línguas reais, faladas por outros povos deste mundo e não de simples emissão de sons incompreensíveis e sem sentido, como se fossem línguas desconhecidas, misteriosas ou celestiais. At 2:1-13; I Co12:7; 14:6-11, 18, 19.
  3. A finalidade primordial desse dom é evangelizar o mundo descrente.    At 2:1-13, 17, 18; 10:44-46; 19:1-6; I Co.14:3, 24, 25;  Mc.16:15, 17.
  4. A sua manifestação dentro da Igreja, nas reuniões cristãs, somente é permitida se houver intérprete, pois, se ninguém entende o que se dissesse não haveria nenhum proveito para a edificação espiritual da mesma, além disso, a sua eventual apresentação deve estar sujeita à ordem e disciplina, para evitar a confusão e o barulho que a ninguém edificam. I Co.12:7; 14:1-23, 27, 28, 32, 33, 39, 40.
  5. Falar em outra língua não representa a prova evidente ou necessária de recebimento do Espírito Santo, ou o Seu selo, ou o Seu batismo. Somente aplicando os critérios bíblicos poderemos distinguir entre as verdadeiras manifestações do Espírito Santo e as suas falsificações, disseminadas em muitas igrejas contemporâneas. Jo 14:15, 16; 16:13; At 2:4, 6-8, 38, 39; 4:31; 5:32; 11:24; I Co 3:16; 6:11; 12:4-7, 28-30;      Gl 3:14; 5:22, 23; Ef 4:11-13.
CONCLUSÃO E SOLUÇÃO DA CRISE
O moderno movimento de línguas reflete a confusão e a ignorância quanto à doutrina bíblica. Os seus seguidores pertencem às mais variadas correntes religiosas, professam diferentes e antagônicos princípios de fé, de doutrina e de prática, porém se consideram batizados no Espírito Santo só porque falam "línguas estranhas". Todas as espécies de fundamentos doutrinários são aceitos, conquanto que a pessoa tenha tido essa experiência. Como admitir-se a sábia e ordenada direção do Espírito Santo nesse aglomerado heterogêneo de idéias contraditórias que negligenciam a doutrina bíblica e desprezam os mandamentos de Deus.
Mas, de qualquer forma, essas falsas manifestações do "dom de línguas" serão eliminadas se forem aplicadas rigidamente as normas bíblicas sobre o assunto, quanto a sua natureza, finalidade e prática.
Naturalmente que Deus tem o poder de fazer hoje em sua Igreja o que fez no passado, nos tempos apostólicos, quando a mesma estava incipiente, outorgando-lhe os dons conforme as suas necessidades. Porém, Ele o fará somente quando lhe aprouver, de acordo com os seus propósitos, e não segundo a vontade do homem, ainda que sinceramente convicto, mas baseado na má interpretação da sua Palavra.
BIBLIOGRAFIA

GULLEY, Norman. Cristo Viene! Buenos Aires – Argentina: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1998.
STOTT, John. Batismo e plenitude do Espírito Santo. São Paulo: Vida Nova, 2005.
WHITE, Ellen G. Atos dos Apóstolos. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 1998.
________. Testemunhos Seletos Vol I. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 1998.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, irmão.
    Visite o meu também: http://www.NaSalaDoPastor.com

    ResponderExcluir